TRT da 23ª Região (MT) distribui 620 kits de materiais escolares para crianças e adolescentes carentes - Trabalho Infantil CSJT
TRT da 23ª Região (MT) distribui 620 kits de materiais escolares para crianças e adolescentes carentes
A ação faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal.
Cerca de 620 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá e Várzea Grande estão recebendo, da Justiça do Trabalho da 23ª Região (MT), um kit com materiais escolares e gibis que orientam sobre os perigos do trabalho infantil. A ação faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Governo do Estado (Setasc).
A distribuição começou nesta sexta-feira (11), em Cuiabá, para menores abrigados em cinco casas de acolhimento de crianças que estão sob a tutela do Estado, conhecidas como Casas Lares, e na Pastoral do Migrante.
O kit confeccionado para a campanha voltada ao combate ao Trabalho Infantil contém gibis, cartilhas, mochilas, cadernos e camisetas, materiais esses essenciais para atender essas crianças e adolescentes, segundo Daniele Almeida, que trabalha em uma Casa Lar que atende 12 crianças com idades entre zero e 11 anos. “É uma ajuda imensa, já que é muito difícil conseguir doação porque pouca gente quer doar sem poder mostrar”.
Segundo Daniele, os materiais escolares e as cartilhas ensinam para os pequenos que o único dever da criança é brincar e estudar. “Crianças em situação de vulnerabilidade social são presas fáceis para o trabalho infantil. A gente ensina que não é certo e que os adultos são responsáveis pelo cuidado. Essa doação nos ajuda muito nesse ponto”.
Os 11 adolescentes que atualmente vivem em uma Casa Lar que abriga garotos, na Capital, também receberam o material. A notícia da doação foi comemorada pela coordenadora da unidade, Amabile Coimbra. “Receber essa ajuda é um privilégio. Só temos a agradecer ao Tribunal”, afirmou.
Acesso à informação
Segundo o juiz auxiliar da presidência do TRT Ivan Tessaro, a entrega desses kits é de extrema importância, principalmente neste período de pandemia, no qual a população vulnerável tem mais dificuldade em conseguir materiais e ter acesso à informação. “É uma maneira que encontramos de contribuir para que as comunidades mais carentes tenham condições de mitigar os riscos do trabalho infantil”.
A intenção, como destacou o magistrado, é que as crianças aprimorem seus conhecimentos e utilizem o tempo disponível para se prepararem para a vida. “Estudar e brincar é o adequado para esta fase que estão vivendo, para que na idade adulta, já com estudo, possam obter postos mais dignos no mercado de trabalho e evitar que o trabalho infantil seja repetido nas próximas gerações”, destaca.
Na próxima terça-feira (15), o trabalho continua com a entrega em outras duas Casas Lares de Várzea Grande. No sábado (19), a equipe do TRT e do Governo do Estado vão entregar os materiais para mais 500 crianças que residem no bairro Carrapicho, em Várzea Grande, em parceria com a ação social da Igreja Batista Nacional do Cristo Rei.
Fonte: TRT da 23ª Região (MT)