TRT da 1ª Região (RJ) leva ao cinema cerca de 250 estudantes da rede pública de ensino - Trabalho Infantil CSJT
Organizado pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do regional fluminense, evento está inserido no contínuo objetivo de sensibilização sobre o problema do trabalho infantil e a importância da educação, com o incentivo das crianças ao estudo e ao aprendizado
Imagem da sala de cinema com crianças e a tela de trabalho infantil
14/12/2023 - A manhã desta terça-feira (12) foi especial para cerca de 250 crianças - entre quatro e dez anos - estudantes do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Presidente Tancredo Neves, localizado no Catete, bairro da capital fluminense. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), por meio de seu Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, levou os estudantes para assistir à animação infantil “Elementos”, em um cinema próximo ao Ciep.
O evento está inserido no contínuo objetivo de sensibilização sobre o problema do trabalho infantil e a importância da educação, com o incentivo das crianças ao estudo e ao aprendizado. O desembargador José Luís Campos Xavier, gestor de 2º grau do Programa, falou sobre a simbologia do filme escolhido: “Trouxemos as crianças para assistirem ao filme “Elementos”, que passa várias mensagens importantes. Ele fala sobre os elementos da natureza e pode ser usado para mostrar conceitos de cidadania e de preservação do meio ambiente. Conseguimos, também, com o aparato do tribunal, trazer a mensagem do “Diga não ao trabalho infantil”. Essa, talvez, seja a maior missão nossa nesse evento”.
Sobre a iniciativa do TRT-1, a diretora adjunta do Ciep, Renata Carneiro Moura, enfatizou que, para muitos estudantes, foi a primeira oportunidade de irem ao cinema. “Os alunos estão muito felizes. Há muito tempo não conseguimos vir ao cinema. Muitos alunos moram aqui perto e não se apropriam do cinema, do teatro. Então é muito importante conseguirmos promover as vindas gratuitas para apresentar o cinema a eles, que acabam apresentando às famílias. Isso traz um engajamento entre eles, o que é muito importante para o combate ao trabalho infantil. Se a criança está na escola, sendo acompanhada, ela não está trabalhando”, disse Renata.
Antes da exibição do filme, o desembargador José Luís Campos Xavier conversou com as crianças sobre a importância de permanecerem na escola e sobre como a educação pode ser transformadora. Também foi exibido um vídeo do TRT-1 de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil (link para outro sítio).
Sobre o filme
O filme “Elementos” foi escolhido por abordar temas relacionados ao trabalho infantil, como os seus efeitos negativos na saúde, na educação e no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
O trabalho infantil pode causar problemas de saúde física e mental, como fadiga, lesões, doenças respiratórias e problemas de aprendizagem. Ele também pode impedir que as crianças se desenvolvam plenamente, pois elas não têm tempo para brincar, estudar e aprender sobre o mundo, além de impedir que as crianças tenham acesso à educação, limitando as suas oportunidades futuras.
Fonte: TRT da 1ª Região (RJ)