Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil será implantado na Serra (ES)

Reunião entre Prefeitura e representantes do projeto definiu ações no Município  

Juíza Juliana Carlesso apresenta objetivos do projeto Feira Livre de Trabalho Infantil

Juíza Juliana Carlesso apresenta objetivos do projeto Feira Livre de Trabalho Infantil

22/02/2023 - Uma das primeiras ações previstas é a qualificação das equipes da Prefeitura que irão atuar no projeto, como psicólogos, assistentes sociais, fiscais e guardas municipais. Participaram da reunião com a secretária municipal de Assistência Social da Serra, Claudia Silva, a juíza do TRT-17 (ES) Juliana Carlesso, gestora regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; o auditor fiscal do Trabalho e coordenador do projeto, Péricles Rocha de Sá Filho; e a auditora fiscal Márcia Cardozo Bragatto; além de servidoras e servidores do Município.  

Segundo a secretária, "trabalhar a erradicação do trabalho infantil é responsabilidade de todos nós. Devemos ter engajamento ao enfrentar o problema, vencer todas as barreiras, combater os discursos naturalizados e enraizados”. E completou: “Lugar de criança é na escola, junto da família, se divertindo e se desenvolvendo, para que amanhã tenhamos adultos saudáveis e conscientes de que lugar de criança não é trabalhando." 

Projeto completa dois anos  

O projeto Feira Livre de Trabalho Infantil foi criado em 2021 pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT-ES) e vem sendo desenvolvido pelo Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil (Feapeti). 

Nas ações realizadas nas feiras, após abordagem, é feito o cadastramento das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O objetivo é encaminhá-los para projetos sociais ou vagas em contratos de aprendizagem, caso tenham a idade mínima (14 anos). 
 
Desde a criação do projeto, já foram afastados do trabalho infantil 498 menores e 270 adolescentes. Eles foram encaminhados para aprendizagem profissional em diversas empresas parceiras. 

Na Serra, no ano passado, foi realizada uma ação do projeto na feira livre de Serra Sede. Durante a abordagem, foram identificados e encaminhados adolescentes que se encontravam em situação de trabalho infantil. 

Fonte: TRT da 17ª Região (ES)