Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Programa Justiça & Cidadania retoma atividades em 2025

Acompanhados pelos guias em formação do Centro de Memória do TRT-MG, os estudantes conheceram a exposição Trabalho & Cidadania, que mostra a evolução das relações trabalhistas no Brasil por meio de fotos e vídeo.

Fotografia com uma mulher de roupa verde palestrando para um grupo de pessoas sentadas na sua frente.

Fotografia com uma mulher de roupa verde palestrando para um grupo de pessoas sentadas na sua frente.

28/2/2025 - O primeiro Justiça & Cidadania do ano recebeu na Exposição Trabalho & Cidadania, no prédio sede do TRT-MG, alunos do Instituto Federal de Minas Gerais, unidade Sabará, formandos dos cursos superior de Logística e técnico em Administração, orientados pela professora Ludmila Nogueira Murta. A programação ocorreu em dois dias, quinta (27/2) e sexta-feira (28/2). Acompanhados pelos guias em formação do Centro de Memória do TRT-MG, os estudantes conheceram a exposição Trabalho & Cidadania, que mostra a evolução das relações trabalhistas no Brasil por meio de fotos e vídeo. As atividades são realizadas pelo Centro de Memória - Escola Judicial em parceria com o comitê regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Conselho Superior da Justiça do Trabalho  (CSJT).

Letramento racial

Um dos pontos altos da visita foi a palestra da magistrada do trabalho convidada desta edição, a juíza do Trabalho Josiane Nunes Alves, da Vara de Pouso Alegre, no sul de Minas, que tratou sobre letramento racial. O tema despertou grande interesse dos alunos que também participaram de uma dinâmica proposta por ela.

Para o estudante Nicolas Silviano, a palestra “foi muito proveitosa. A gente ter esse assunto de letramento racial e ver como o Brasil foi evoluindo ao longo do tempo com as leis trabalhistas é muito interessante”. Já o estudante Adriano Alves Batista destacou que foi "extremamente proveitosa, de muito conhecimento pra gente e que nos ajuda a reconhecer a estrutura do TRT”.

Impacto social

Em seguida, a juíza conduziu uma audiência trabalhista simulada com a participação dos estudantes. Para ela, entusiasta do Programa Justiça e Cidadania, seria muito bom se ele fosse ampliado para interior. “Eu saio daqui impactada de verdade com as reflexões trazidas pelos estudantes, com os questionamentos. Foi realmente inspirador. Esse Programa aproxima o judiciário da comunidade, a quem a gente serve. Então é realmente muito bacana” concluiu.

 

Fonte: TRT da 3ª Região