Marabá recebe pela primeira vez a Semana do Judiciário Fraterno do TRT da 8ª Região (PA/AP) - Trabalho Infantil CSJT
Projeto foi realizado na semana passada
Sede TRT-8
29/11/2023 - Mães, chefes de famílias, alunos e professores da cidade de Marabá participaram, na semana passada, da 1ª Semana do Judiciário Fraterno realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) por meio da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.
O projeto ofereceu diversos cursos de capacitação e palestras como: informática profissionalizante, curso de panificação: bolos e doces artesanais, exposição sobre educação financeira, palestra: os riscos dos crimes cibernéticos para crianças e adolescentes, oficina com material reciclável, entre outros.
Participaram da abertura da Semana do Judiciário Fraterno, que aconteceu no último dia 21, uma das gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, a juíza do trabalho Vanilza Malcher, madrinhas e padrinhos cidadãos, voluntários(as) e o Super Catavento.
Segundo a juíza do trabalho, Vanilza Malcher, "o Judiciário Fraterno de Marabá foi muito bom, muito produtivo e participativo. Ao final, tivemos a participação de mais de 1.000 pessoas, distribuídas nos diversos eventos programados", comemora.
A organização da 1ª Semana do Judiciário Fraterno em Marabá foi realizada pela juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Belém e gestora subregional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª Região, Amanda Mendonça.
Filme Pureza
No dia 22 de novembro, alunos do ensino médio na faixa etária de 14 a 18 anos, assistiram a exibição do filme “Pureza” que trata sobre trabalho escravo. Em seguida, participaram de um debate sobre o filme. O juiz titular da Vara do Trabalho de Xinguara, Vanilson Fernandes conduziu o debate.
A 1ª Semana do Judiciário Fraterno em Marabá foi realizada na Escola Municipal Dr. Geraldo Veloso; na sede do Ministério Público do Estado e na igreja Assembleia de Deus.
Fonte: TRT da 8ª Região (PA/AP)