Jovens aprendizes de cooperativa agrícola recebem orientações de juíza do trabalho em Campos Novos (SC) - Trabalho Infantil CSJT
Jovens aprendizes de cooperativa agrícola recebem orientações de juíza do trabalho em Campos Novos (SC)
Atividade ocorreu durante o Dia do Jovem Trabalhador, organizado pela Copercampos, que também aderiu ao Programa Trabalho Seguro
Previsto pela CLT, a aprendizagem permite que o jovem trabalhe enquanto continua matriculado na escola, recebendo formação profissional da empresa.
30/04/2024 - A juíza do trabalho Lisiane Vieira, da Vara do Trabalho de Joaçaba, esteve na sede da cooperativa agrícola Copercampos, no município de Campos Novos, para dois compromissos. Gestora, na região, dos programas Trabalho Seguro (PTS) e de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA), a magistrada fez palestra para jovens aprendizes assinou o termo de adesão da cooperativa ao PTS. A visita ocorreu na semana passada.
Lisiane Vieira também fez uma visita às áreas de pesagem, moagem e armazenamento de grãos da empresa, que concentra suas atividades na produção e comercialização de cereais, sementes, insumos agrícolas e agroindústria. São ao todo 90 unidades distribuídas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em seguida, a gestora se encontrou com os 134 jovens aprendizes para atividades alusivas ao Dia do Jovem Trabalhador, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como forma de destacar a importância da inserção, com segurança, dos jovens no mercado de trabalho. Previsto pela CLT, a aprendizagem permite que o jovem trabalhe enquanto continua matriculado na escola, recebendo formação profissional da empresa.
Ela também falou sobre as atribuições da Justiça do Trabalho, esclareceu direitos e deveres tanto dos funcionários quanto dos empregadores e deu orientações para promoção de um ambiente de trabalho seguro. Logo após a palestra, foram distribuídos cataventos com o tema do combate ao trabalho infantil para serem montados pelos jovens.
Fonte: TRT da 12ª Região (SC)