A Divisão de Apoio ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil se reuniu com os novos jovens-aprendizes do TRT da 8ª Região (PA-AP) - Trabalho Infantil CSJT
A Divisão de Apoio ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil se reuniu com os novos jovens-aprendizes do TRT da 8ª Região (PA-AP)
Jovens começarão a atuar no tribunal em agosto
Na imagem, jovens aprendizes do TRT-8
26/06/2023 - O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) recebeu no dia 20 de junho, na sala multiuso da Divisão de Apoio ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (Dinfa), os novos Jovens Aprendizes que ingressarão no tribunal em 1° de agosto.
Foram nove os jovens selecionados e todos são afilhados do Projeto Padrinho-Cidadão da TRT-8, quem os recebeu foi a juíza do trabalho Vanilza de Souza Malcher que, neste primeiro contato, conversou sobre a importância desse momento e dessa oportunidade. A reunião ainda contou com a presença da funcionária da Renapsi - Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração - empresa que finalizará os trâmites das contratações, para conferência de documentação dos jovens aprendizes.
A juíza do Trabalho Vanilza de Souza Malcher reiterou a importância das ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem para com esses jovens. “Essa é a plenitude do nosso Projeto Padrinho-Cidadão. Nossa comissão do tribunal tem dado demonstrações muito claras do nosso objetivo, que é, não apenas dizer não ao trabalho infantil, mas também dizer sim à aprendizagem, dar um sim motivador aos nossos jovens; porque é muito fácil você dizer que o jovem não tem que trabalhar e não pode trabalhar antes da idade que a legislação permite, mas você entregar a ele uma oportunidade de desenvolvimento é a maior dificuldade. Agora a gente demonstra mais uma vez a razão e importância da existência da nossa comissão.”
Maria Baiana de Souza é mãe de Luiza Kaylan Kauane de Souza Campos, 15 anos, afilhada do projeto há 2 anos e comentou sobre o sentimento de ter sua filha chamada para fazer parte da equipe dos jovens aprendizes do TRT-8: “Para mim é uma satisfação muito grande, uma oportunidade que eu não tive e agora ela está tendo. É uma aprendizagem na vida que ela vai entrar e aprender várias coisas, além de ajudar outras pessoas. Então é uma alegria muito grande vê-la agora, neste lugar, tendo essa oportunidade para crescer e se formar. Para mim é uma felicidade muito grande".
Fonte: TRT da 8ª Região (PA-AP)