Pesquisa Judiciária - SEPJD - Secretaria de Pesquisa Judiciária
A Divisão de Pesquisa Judiciária é unidade integrante da estrutura da Secretaria de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do Tribunal Superior do Trabalho e tem como atribuições:
- A realização de estudos e diagnósticos sobre temas de interesse da Justiça do Trabalho e do Conselho Nacional de Justiça.
- A realização de investigações e análises para desenho, monitoramento e avaliação de políticas judiciárias na Justiça do Trabalho.
- O fomento à produção de pesquisas empíricas nos campos de justiça, direito, tecnologia, governança, gestão e organização judiciária.
- A disseminação de conhecimento, por meio de publicações, ações de capacitação, seminários e outros veículos, entre outras atribuições.
Atualmente Integram a Divisão os/as seguintes servidores/servidoras:
- João Vitor Rodrigues Loureiro – Chefe da Divisão
- Marcelino Champagnat Boaventura
- Priscila Aurora Landim de Castro
- Renata Cristina Haberman Vicente da Rocha
Para conhecer melhor as atribuições da Divisão, acesse o Ato TST.GP nº 44, de 9 de fevereiro de 2023.
Para conhecer nossas Publicações e Pesquisas, acesse “Publicações” na página de Painéis e Publicações.
Para acessar informações sobre a Rede Nacional de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do Segmento Justiça do Trabalho, acesse a página da Rede de Pesquisa.
Caso queira conhecer as diretrizes e áreas e linhas de Pesquisa Judiciária na Justiça do Trabalho, acesse os documentos a seguir:
- Diretrizes da Pesquisa Judiciária no Segmento Justiça do Trabalho - Em março de 2023, a Comissão Nacional de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do Tribunal Superior do Trabalho aprovou o texto contendo Diretrizes para a realização de pesquisas empíricas no âmbito da Rede.
- Áreas e linhas de pesquisa - Em abril de 2023, a Comissão Nacional aprovou documento que explicita as áreas e linhas de pesquisa para a Justiça do Trabalho. As três áreas de pesquisa nele definidas delimitam campos de saber em torno dos quais se articulam as 32 linhas de pesquisa. As áreas e as linhas de pesquisa destinam-se a definir os limites e o direcionamento dos estudos e projetos de pesquisa a serem realizados no âmbito da SEPJD, propiciando o planejamento de longo prazo e a definição de agendas e prioridades.
Para acessar os painéis estatísticos da Secretaria de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados, acesse a página de Painéis e Publicações.
Caso queira solicitar dados ou informações sobre a Justiça do Trabalho para subsidiar pesquisas de seu interesse, preencha o formulário de atendimento na página da Ouvidoria.