Banner Rotativo (PJe)

Notícia Destaque

Tutorial ensina como salvar depoimentos no Zoom de forma separada

Os arquivos individualizados evitam arquivos longos e facilita a busca de depoimentos específicos.

Notícias do PJe-JT

null Comitê Gestor Regional do PJe avalia demandas para o aperfeiçoamento do sistema

(19/04/18)

Equipe de TI do TRT-RS é responsável pelo desenvolvimento de seis módulos das novas versões do PJe

O Comitê Gestor Regional do PJe no TRT-RS realizou, nessa quinta-feira (12/4), sua primeira reunião sob a atual gestão, com a coordenação do desembargador Cláudio Antonio Cassou Barbosa. O comitê é formado por representantes da Presidência, da Corregedoria, da magistratura, da OAB-RS, do Ministério Público do Trabalho, da área de Tecnologia da Informação e Comunicações e da área Judiciária do Tribunal. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TRT-RS.

 No início da reunião, o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa destacou a importância da continuidade de funcionamento do Comitê Gestor Regional do PJe, a fim de receber, debater e encaminhar propostas de melhorias para o sistema, bem como para detectar problemas no seu funcionamento. “É fundamental ouvir a opinião dos principais usuários do PJe, que são os magistrados, servidores, advogados e membros do Ministério Público. Para tanto, haverá uma agenda de reuniões do comitê ao longo do ano”, anunciou. 

A seguir, a diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), Natacha Moraes de Oliveira, apresentou um relatório sobre a versão 2.1.3 do sistema, que passou a ser utilizado pela Justiça do Trabalho gaúcha desde a última segunda-feira (9/4). Ao longo da apresentação, foram debatidos alguns problemas verificados que serão encaminhados para correção. Também foram relatados procedimentos técnicos adotados pelo TRT-RS que resultaram em melhoria considerável no desempenho e disponibilidade do sistema, superando dificuldades que foram sentidas recentemente. 

Atuação do TRT-RS na melhoria do PJe 2.0

A segunda parte da reunião foi dedicada à apresentação de demandas recebidas e à coleta de sugestões para o desenvolvimento das novas versões do sistema PJe 2.0. O projeto do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) é de que todo o sistema seja reprogramado até o final de 2019. Esse objetivo conta com a atuação conjunta das equipes dos TRTs, que estão trabalhando na reescrita de módulos específicos do PJe. Entre os Regionais, o TRT-RS é o responsável pelo maior número de módulos. “Esse é um reconhecimento da capacidade técnica de nossa equipe de TI e, especialmente, do método de trabalho colaborativo que é desenvolvido aqui, tendo efetiva participação de magistrados e servidores na construção de ferramentas tecnológicas. A ideia é não apenas corrigir falhas, mas também fazer o melhor possível para, dentro do prazo estipulado, aperfeiçoar o PJe de acordo com as necessidades de quem usa o sistema”, explicou.

A equipe do TRT-RS é responsável pelo desenvolvimento de seis novos módulos do PJe: o Sistema de Audiência Eletrônica (AUD) 4.0; o novo editor de textos do PJe; os módulos de cadastros de entes públicos e funcionalidades de unificação de cadastros; os módulos de cadastro de pessoas (magistrados, servidores e peritos); o módulo de distribuição, redistribuição, prevenção e dependência; e o módulo de emissão de certidões trabalhistas.

Nova interface

Entre as inovações trazidas pelo sistema PJe 2.0, lançado em dezembro de 2017, está a possibilidade de ativar uma nova interface para as secretarias das Varas de Trabalho. Essa mudança ainda está em fase piloto na 4ª Região, e por enquanto é utilizada apenas na 15ª VT de Porto Alegre, na 1ª VT de Uruguaiana e na 4ª VT de São Leopoldo. O TRT-RS promoverá um evento durante o mês de maio para apresentar a nova interface aos gestores de unidades judiciárias, que será divulgado oportunamente.

Participaram da reunião do Comitê Gestor Regional do PJe o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa (coordenador do comitê gestor e presidente do Comitê de Governança de TIC do Tribunal), o juiz auxiliar da Corregedoria Clocemar Lemes Silva, o juiz Maurício Schmidt Bastos, o procurador do Trabalho Gilson Luiz Laydner de Azevedo (representante do MPT), os advogados Carlos Thomaz Ávila Albornoz, Camilo Gomes de Macedo e Ingrid Renz Birnfeld (representantes da OAB-RS), o juiz Marcio Lima do Amaral (representante da AmatraIV), o secretário-geral judiciário Onélio Luis Soares dos Santos, a diretora da Setic Natacha Moraes de Oliveira, e os servidores convidados Pablo Paulo Lopes Barros e Adriana Rizzolli.

Fonte: TRT 4

PJe - Notícias - Ver Todas

Botão - Lembrete Pje

Verifique se o processo está tramitando no PJe

Como será a Implantação do Pje no TST

Pesquisa Processual

 
 

Vídeo institucional mostra nova rotina dos advogados que utilizam o Pje-JT