CBTU assina acordo coletivo com sindicatos em audiência de conciliação no TST
(Sex, 01 Jul 2016 15:28:00)
A Companhia Brasileira de Trens (CBTU) e os sindicatos dos trabalhadores da categoria assinaram acordo coletivo no Tribunal Superior do Trabalho. Na primeira audiência, realizada na semana passada, o impasse era sobre o reajuste salarial. Os sindicatos haviam feito proposta de aumento de mais de 9% e a empresa levou para a avaliação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Na segunda tentativa de conciliação, a CBTU propôs um reajuste de 8,28 %, uma vez que o DEST recusou a proposta inicial do sindicato. Depois de muita conversa, a proposta foi aceita.
O acordo coletivo corresponde ao ano de 2016 e 2017. O reajuste salarial de 8,28% vai incidir sobre todas as cláusulas econômicas acertadas antes de a Companhia ajuizar dissídio coletivo para solucionar a divergência que existia sobre o aumento de salários. Além do reajuste, foram mantidas as 108 cláusulas econômicas e sociais, o que agradou a presidente do sindicato dos metroviários de MG, Alda dos Santos. "O bom dessa conciliação é que apesar dessas cláusulas econômicas, com certeza, vão sofrer esse reajuste e o trabalhador vai perder, mas bem menos do que poderíamos pensar", disse.
Inicialmente a empresa propôs um reajuste de 5,5%, mas aumentou para 8,28% na tentativa de chegar a uma conciliação, segundo o representante da Companhia, Victor Magalhães. "Nós apresentamos essa proposta, mantendo todas as cláusulas do acordo coletivo. Eram 109 cláusulas e a única cláusula que estava em discussão era a questão do percentual do reajuste que nós conseguimos passar de 5,5% para 8,28%, o que foi aceito e que ficou um excelente acordo", explicou.
O vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, presidiu a conciliação. "Para nós é um motivo de muita alegria em ver nosso primeiro acordo ser feito em uma mesa de conciliação. Eu espero que esse seja o primeiro de muito que nos aguardam daqui para frente", afirmou.
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br