Trabalho e Justiça | Ouça o programa de segunda-feira (24/06)
24/06/2024 - A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o exame de recurso do Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro (RJ), contra o reconhecimento da rescisão do contrato do zagueiro Henrique Buss, em razão do atraso de 11 meses no recolhimento do FGTS. Para o colegiado, o atraso contumaz no cumprimento das obrigações trabalhistas justifica a chamada rescisão indireta, ou “justa causa do empregador”, em que este tem de pagar todas as parcelas que seriam devidas no caso de dispensa imotivada.
A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o exame do recurso de uma técnica de enfermagem contratada por concurso público que buscava ser reintegrada após a dispensa. A pretensão foi rejeitada porque o edital do concurso previa contratação por prazo determinado para atender necessidade temporária.
O quadro Boato ou Fato aborda o tema férias. Quem deve escolher a data das férias: empregado ou patrão? Segundo a legislação trabalhista, cabe ao empregador definir os dias de gozo desse direito. Porém, em caso de fracionamento em três períodos, deve haver a concordância do empregado.
Aperte o play para ouvir o programa completo!