Presidente e ministra do TST participam de programa de memória histórica no Rio de Janeiro
O programa “História, Memórias e Ações Afirmativas” discutiu questões de discriminação e políticas de equidade racial, de gênero e diversidade no âmbito da Justiça do Trabalho
Visita ao IPN
22/7/2024 - O ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, e a ministra Delaíde Miranda Arantes foram os convidados do programa “História, Memórias e Ações Afirmativas”, que discutiu, no Rio de Janeiro (RJ), questões de discriminação e políticas de equidade racial, de gênero e diversidade no âmbito da Justiça do Trabalho. O encontro foi promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e pelo Subcomitê Regional de Equidade da Associação dos Magistrados do Trabalho da 1ª Região (Amatra1).
O programa incluiu visitas guiadas a locais de relevância histórica na manhã de quinta-feira (18), como o Sítio Arqueológico do Cais do Valongo e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) e um painel de debates sobre as diretrizes antidiscriminatórias na Justiça do Trabalho, com a participação do ministro Lelio Bentes e da ministra Delaíde. Na sexta-feira (19), o ministro visitou o Centro de Referência dos Camelôs, do Movimento Unido dos Camelôs (Muca).
O IPN foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial afro-brasileiro, com ênfase no sítio histórico e arqueológico do cemitério local.
No Centro de Referência dos Camelôs, trabalhadores falaram das barreiras que enfrentam na busca diária por um serviço digno e destacaram a falta de reconhecimento legal, a invisibilidade da profissão e demais desafios para garantir o sustento das famílias.
(Com informações e foto da Amatra-1)
Conteúdo de Responsabilidade da SEGP - Secretaria Geral da Presidência
Email: secretariagp@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4300