Ministros do TST

Voltar 12 - Delaíde Alves Miranda Arantes



Delaíde Alves Miranda Arantes, natural de Pontalina, Goiás, nascida em 1.º de maio de 1952. Mestra na Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Brasília (UnB), linha de pesquisa Direito, Estado e Constituição. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Magistério Superior, Docência Universitária, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Pós-graduação de Aperfeiçoamento e Alta Formação em Direito do Trabalho, pela Universidade de Milão.

Tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 1.º de março de 2011, no cargo de Ministra, em vaga destinada à Advocacia Trabalhista. No TST, integra a Segunda (2ª) Turma, a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e Órgão Especial como suplente. Conselheira da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT). Ministra Ouvidora-Geral do TST e do CSJT e Coordenadora do Comitê de Prevenção e Enfrentamento da violência, Assédio e Discriminação no âmbito do TST e CSJT (CPEVASD).

Exerceu a Advocacia, Assessoria e Consultoria Jurídica Trabalhista por 30 anos, foi Examinadora, Conselheira e Diretora do OAB/GO, presidiu o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e a Associação Goiana de Advogados Trabalhistas (AGATRA). Exerceu o Magistério Superior em Direito e Processo do Trabalho na Faculdade de Direito da PUC-GO. Foi Coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro (PTS) da Justiça do Trabalho e atuou como Diretora Substituta na ENAMAT no período de 19/2/2024 a 26/3/2024.

Membra da Associação Juízes para a Democracia (AJD), da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), do Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (IPEATRA), do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (AMATRA 18), do Instituto dos Advogados de Goiás (IAG) e da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (JUTRA).

Formação complementar em Normas internacionais do Trabalho para Magistrados, Juristas e Docentes, ministrado em 2023 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo Centro Internacional de Formação (CIF), pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, apoiado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Autora de diversos artigos como “Direitos Humanos das Mulheres e Equidade de Gênero: uma perspectiva do Judiciário Trabalhista”, “Poder Judiciário Brasileiro: o protagonismo feminino e seus desafios” e “Trabalho Decente, Normas Internacionais e Controle de Convencionalidade” e de diversos livros, entre eles “Trabalho Decente – Uma análise na perspectiva dos direitos humanos trabalhistas a partir do padrão decisório do Tribunal Superior do Trabalho”, lançado pela Editora LTr em 2023.

Currículo completo na plataforma lattes:  http://lattes.cnpq.br/1802688166362711

 

Bibliografia: https://juslaboris.tst.jus.br/handle/20.500.12178/13138

Links Associados

Inscrição no Canal Youtube do TST

Rodapé de Responsabilidade da CGEDM


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email: cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4722