Gente que Inspira - Jovens
Gente é uma natureza que carrega em si a força criadora capaz de movimentar ideias para transformar. Gente que transforma inspira.
O Gente que Inspira é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho para valorizar a pluralidade cultural e a diversidade humana a partir de trajetórias, vivências e experiências de pessoas que contribuem para promover uma sociedade mais justa e inclusiva.
Diferentes ações temáticas são contempladas, com o objetivo de ampliar a divulgação de experiências de vida e de atuações que estão gerando impacto social. Assim, o TST quer contribuir para dar mais visibilidade a essas pessoas, suas histórias e seu trabalho, pois isso pode multiplicar ideias e conexões, além de reforçar o compromisso da Justiça do Trabalho com a construção de uma sociedade melhor. Ao colocar luz sobre gente que inspira, esperamos que essa inspiração reverbere e gere novos frutos.
Gente que transforma inspira. E quem vê na inspiração oportunidade pode gerar ainda mais transformação.
O Gente que Inspira - Jovens reconhecerá o papel de três jovens que têm em comum as atitudes e a vontade de testar limites para transformar realidades:
- Aira Beatriz Cardoso de Souza, que atua pela democratização do acesso à ciência entre crianças e adolescentes;
- Felipe Caetano, ativista contra o trabalho infantil;
- Txai Suruí, jovem líder indígena do povo Paiter Suruí.
Eles compartilharão suas trajetórias e experiências no dia 1º de agosto de 2023, às 15h. A roda de conversa será mediada pelo ativista cultual Rafa Rafuagi.
O Gente que Inspira será parte da programação do "Seminário Trabalho Decente", na sede do TST.
AIRA BEATRIZ CARDOSOTem 23 anos. Natural de Macapá (AP), desde a adolescência se dedica ao desenvolvimento de projetos de iniciação científica relacionados ao meio ambiente que renderam premiações em eventos de ciência e tecnologia nacionais e internacionais. Entre eles, na Sérvia, em 2018, quando representou o Brasil na Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS). Aira é uma das fundadoras do Instituto Nacional Leva Ciência, que busca democratizar o acesso à ciência entre crianças e adolescentes e já atingiu mais de 8 mil alunos da rede pública de ensino. Em 2021, a revista Forbes Brasil destacou Aira Beatriz entre os jovens de até 30 anos mais promissores do país, na categoria Terceiro Setor, em razão do trabalho no Instituto Leva Ciência. Desde 2019, ela também integra a Rede de Embaixadores da Juventude do Escritório das Nações Sobre Drogas e Crimes (UNODC). |
||
FELIPE CAETANO DA CUNHATem 21 anos. Nascido em Aquiraz, no Ceará, começou a trabalhar ainda na infância como garçom. Aos 14 anos, após assistir a uma palestra sobre trabalho infantil, iniciou o ativismo contra essa prática. Com 15 anos, foi cofundador dos Comitês de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, iniciativa que se expandiu por todo o país, reunindo adolescentes na luta contra o trabalho precoce. Integrou o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda) entre 2017 e 2019 e foi conselheiro Jovem do Unicef Brasil entre 2019 e 2022. Em 2019, denunciou a situação das crianças exploradas pelo trabalho infantil à Organização das Nações Unidas. Atualmente, estuda Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) e é assessor na Assembleia Legislativa do Ceará. |
||
WALELASOETXEIGE SURUÍ - TXAI SURUÍTem 26 anos. Ativista do Povo Paiter Suruí, fundou o Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, com o objetivo de articular e fortalecer os jovens indígenas do seu estado. Aos 24 anos, foi a única voz brasileira na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26), realizada em 2021 em Glasgow, na Escócia. Grande voz do ativismo climático indígena, é coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, conselheira do Pacto Global da ONU e da WWF-Brasil e voluntária no Engajamundo. Também é conselheira suplente no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondônia e colunista da Folha de São Paulo. Por sua atuação, recebeu diferentes premiações no Brasil e no exterior. |
||
Conteúdo de Responsabilidade da SEGP - Secretaria Geral da Presidência
Email: secretariagp@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4300