Notícias do TST

null Você conhece todos os serviços que o TST oferece em prol da saúde e segurança no trabalho?

Tribunal mantém muitos programas em unidades variadas, como a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria de Segurança

03/05/2022 - O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi comemorado no mês de abril. A data serve como alerta para cuidados que devem ser tomados por empregador e empregado dentro do ambiente de trabalho, com o objetivo de evitar acidentes e resguardar a integridade física dos profissionais.

Aqui, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), são várias as iniciativas para garantir a saúde e o bem-estar de magistrados, servidores, prestadores de serviço, estagiários e menores aprendizes.

Prevenção

Para prevenir doenças e reduzir o tempo de afastamento por atestados médicos, o tribunal desenvolveu uma série de iniciativas.

No âmbito da Secretaria de Saúde (Sesaud), por exemplo, é incentivada a realização de exames periódicos, com períodos determinados de acordo com cada faixa etária, e também ocorre a campanha anual de vacinação contra a gripe comum.

“Em função dos riscos eventuais existentes no ambiente de trabalho, como fatores ergonômicos, físicos, químicos e biológicos, que são capazes de produzir doenças ocupacionais e/ou profissionais, é primordial a realização de exames periódicos”, destaca o médico do trabalho do TST Luís Fernando Dutra Diniz. 

Pausa no trabalho

De forma paralela, o TST em Movimento, também ligado à Sesaud, mantém as aulas de ginástica laboral. As unidades interessadas recebem a visita de um professor duas vezes por semana. São 15 minutos de exercícios físicos para alongar, trabalhar a força de braços e pernas e a resistência muscular.

Desde 2015, o tribunal implantou a chamada pausa ativa por meio do Ato Sesaud.GDGSET.GP 546, de 30 de setembro de 2015. A intenção é parar de trabalhar por alguns minutos e sair da frente do computador. Esse momento pode ser utilizado para ir ao banheiro, beber água ou café ou mesmo realizar alguns exercícios de alongamento. O ideal é trabalhar 90 minutos seguidos e pausar por 10 minutos.

Ergonomia

A ergonomia em cada estação de trabalho também é uma preocupação constante do TST em Movimento. É preciso fazer adaptações em cada estação de trabalho dependendo do perfil de cada usuário. 

Seguindo orientações de monitores do programa, é possível adaptar a altura da tela do computador ao nível dos olhos, regular a altura da cadeira de acordo com a altura de cada pessoa e avaliar a necessidade de apoio para os pés. Ficou interessado? Basta enviar e-mail para o endereço tstemmovimento@tst.jus.br com o assunto “orientação ergonômica” e informar nome completo, código e sigla do setor de lotação. 

Estilo de vida

Segundo o coordenador do programa, João Luís Sadat, o TST em Movimento foi criado em 2004 com o objetivo de promover a saúde por meio da mudança do estilo de vida a partir da prática regular de atividades físicas. “Não idealizamos o programa como forma de promoção de saúde e segurança no trabalho, já que tínhamos o intuito de trabalhar o tema de forma mais ampla, na qual as pessoas levassem a prática da atividade física para fora do ambiente de trabalho”, destacou.

No entanto, na avaliação de João Luís Sadat, o TST em Movimento acabou adquirindo esse caráter preventivo ao longo do tempo. “Vários estudos mostram que pessoas mais ativas têm uma redução no aparecimento de doenças e, consequentemente,  na quantidade de atestados médicos ao longo da vida”, conclui.

Acidentes

E os eventuais acidentes que podem ocorrer no âmbito do TST como incêndios? Para isso, existe uma equipe treinada de bombeiros civis para auxiliar todos a saírem do prédio em segurança. 

Algumas pessoas, inclusive, fazem parte da chamada Brigada Voluntária e receberam treinamento específico para conduzir colegas pelas escadas de incêndio em caso de necessidade de esvaziar o edifício. A Coordenadoria de Segurança e Transporte realiza, regularmente, simulações de incêndio para deixar todos seguros sobre como sair do prédio em caso de emergências. Se precisar, ligue para o ramal 3193. 

(Juliane Sacerdote/GS)

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907