Site de pesquisa de jurisprudência do TST passa por melhorias de acessibilidade
Agora, a página tem funcionalidades atualizadas para leitor de tela que otimizam navegabilidade para pessoas com deficiência visual
Notebook com página de jurisprudência
26/4/2024 - A página de Pesquisa de Jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) passou por melhorias para atender pessoas cegas ou com baixa visão. Agora, o site está ainda mais acessível e adequado aos leitores de tela utilizados por esses usuários. As atualizações foram coordenadas com participação do programador Rafael Carvalho, servidor do TST que tem deficiência visual.
De acordo com Henrique Coelho, servidor da Setin, um dos responsáveis pelas alterações, visualmente a página pode parecer a mesma para quem enxerga. Mas, para quem usa as ferramentas de leitura de tela, melhorias significativas foram implementadas.
“Testamos cada passo, navegando pelos campos, escutando o que estava registrado e, por exemplo, adicionando dicas mais completas e específicas que conduzem melhor a navegabilidade. Adicionamos instruções em praticamente todos os cantos da tela”, explica Coelho. “Por exemplo, para quem enxerga, é fácil filtrar a busca por nome de ministro, mas pelo teclado não dava. Trocamos os componentes e agora, pelas listas suspensas, é possível navegar pelo teclado e marcar as setas”.
A demanda foi recebida e atendida pelo TST após solicitação de um servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3). As adequações são resultado do esforço conjunto e coordenado entre a Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão (Asdin), a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setin) e a Presidência do TST.
(Silvia Carneiro)
Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907