Notícias do TST

null Nutricionista do TST dá dicas saudáveis para uma boa alimentação

No Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, confira a importância de um bom planejamento alimentar na obtenção de qualidade de vida

31/08/2021 - Um dos pilares da saúde e da qualidade de vida consiste na boa alimentação. Para tratar desse assunto, ninguém melhor do que o nutricionista, profissional que promove maior consciência da importância de uma alimentação equilibrada e saudável. 

A nutricionista Ana Carolina Moraes, lotada no gabinete do ministro Dezena da Silva, conta que o seu interesse pela nutrição começou logo cedo, ainda na infância. “Minha avó materna tinha um conhecimento intuitivo dos alimentos, sabendo o que usar para determinada situação. Isso tudo me deixava muito interessada e curiosa”, relembra.

Ana revela que foi durante a faculdade que encontrou respostas para problemas de saúde ocorridos anos atrás. “Durante o curso, encontrei as causas dos meus problemas da infância com as doenças de pele, até então intratáveis, e também o excesso de peso”, afirma.

Alimentos naturais

A nutricionista explica que alimentação saudável é aquela que tem como base os alimentos in natura, ou seja, aqueles que estão na sua forma original e sem pesticidas ou tóxicos agrícolas em sua composição. “Os alimentos in natura contêm os nutrientes necessários para a manutenção de saúde, energia, disposição e vitalidade para o corpo. O nosso Guia Alimentar para a População Brasileira ilustra isso muito bem. Ou seja, devem fazer parte do nosso cardápio diário: frutas, hortaliças, vegetais, grãos, cereais, sementes e castanhas na maior parte”, enumera Ana Carolina.

De acordo com a profissional, alimentos como ovos, laticínios, peixes e aves devem ser consumidos em menor proporção. Já as porções de carne vermelha deveriam se limitar até três porções na semana, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A nutricionista alerta que outros alimentos não citados também podem fazer parte de uma alimentação saudável, mas devem ser limitados a menor frequência. “Alimentos ricos em açúcares, gorduras, conservantes, aromatizantes, muito refinados, ou seja, os chamados ultraprocessados, devem ser evitados”, explica.

Medida Certa

No Tribunal Superior do Trabalho, a equipe do TST em Movimento realiza anualmente o programa Medida Certa, que leva informação e conhecimento aos servidores na área da saúde, com foco na mudança do estilo de vida. 

Nesta edição, que começará nesta quinta-feira (2), os participantes terão palestras voltadas à temática “alimentação”. Ana Carolina vai atuar na coordenação do evento. “Nos encontros, procuro fazer exposições de conceitos, com o objetivo de os participantes conhecerem mais sobre o que põem na boca. Acredito que o conhecimento abre nossos olhos e nos permite fazer as próprias escolhas”, reflete.

Imunidade 

Você sabia que a alimentação também interfere em nosso sistema imunológico? Em tempos de enfrentamento ao coronavírus, Ana Carolina destaca que “consumir alimentos saudáveis dá força ao nosso sistema imunológico, ao mesmo tempo que alimentos pouco nutritivos o deixam mais enfraquecido, além de sobrecarregar as células de defesa”. 

Receitas caseiras

Que tal investir em lanches mais nutritivos durante o período de pausa no trabalho remoto? Confira as sugestões práticas e rápidas que a nutricionista Ana Carolina compartilha em seu perfil profissional no Instagram (@anacarolnutri.amor).

- Muffin de Legumes

Para preparar essa receita, você irá precisar de: ½ xícara de farinha de arroz, ½ xícara de farinha de aveia ou de castanha ou de amêndoa, ½ xícara de cenoura ralada fina, ½ xícara de tomate cereja cortado em quatro partes, seis (6) azeitonas sem caroço picadas, uma (1) colher de sopa de farinha de linhaça, ¼ de xícara de água, duas (2) colheres de sopa de azeite, uma (1) colher de sopa de fermento, ½ colher de chá de sal, ½ xícara de água, manjericão ou tomilho a gosto, pimenta do reino a gosto e açafrão da terra a gosto.

Modo de fazer: pré-aqueça o forno a 180º C. Unte a forma de muffin. Em uma tigela, misture a linhaça com ¼ de água para formar o gel. Reserve. Em um bowl, misture todos os outros ingredientes secos. Adicione o tomate, a azeitona, a cenoura, o manjericão, o gel de linhaça, o azeite e a água e misture até obter uma massa espessa. Distribua a massa nas forminhas. Asse-as durante 25 a no máximo 30 minutos. Aguarde amornar e desenforme. Podem ser congelados para serem reaquecidos na hora do lanche. A receita rende seis unidades.

- Mingau com Frutas Cozidas 

Para preparar essa receita você irá precisar de: três (3) colheres de sopa de aveia em flocos, uma (1) colher de sobremesa de açúcar mascavo (ver opção de substituição ao final), uma (1) cardamomo (em baga) ou 1 colher de café de cardamomo em pó, uma (1) banana ou maçã ou pera picadinha, duas (2) xícaras de chá de erva-doce (ou água morna), duas (2) ameixas secas ou passas (opcional) e uma (1) pitada de canela em pó.

Modo de fazer: em uma panela, coloque as sementes de cardamomo e leve ao fogo por cerca de 1 minuto, adicione a aveia, o mascavo, a fruta picada e mexa bem. Coloque a água aos poucos e deixe cozinhar até começar a ficar bem cremoso. Sirva com canela em pó salpicada. Serve uma pessoa.

Se preferir, poderá dispensar o uso do açúcar mascavo na receita, incluindo frutas secas, além de usar a banana bem madura é suficiente para adocicar a preparação. 

Dia do Nutricionista

Em 31 de agosto, é celebrado o Dia do Nutricionista. A data é uma homenagem à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), que ocorreu em 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). 

A Asbran é a atual sociedade sem fins lucrativos que congrega profissionais da área de Nutrição, com o objetivo de fortalecer a profissão e o campo de pesquisa da área no Brasil.

(Mariana Gomes/RT)

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907