Notícias do TST

Voltar Justiça do Trabalho vai lançar Censo de Acessibilidade e Inclusão em agosto

O objetivo é coletar informações de integrantes da magistratura e do quadro funcional que tenham deficiência, necessidades especiais ou doença grave ou dependentes nessa condição

Ilustração de divulgação do censo. Está escrito em roxo e rosa: 1º censo de inclusão e acessibilidade da Justiça do Trabalho. 1º a 15 de agosto. A imagem tem como plano de fundo uma foto em transparência de pessoas em um escritório, sendo uma delas um cadeirante. Além disso, há ilustração de pessoas diversas, usando cadeiras de todas, abafador, colar de girassol, moleta e óculos escuros. Ao redor das pessoas têm balões e um quebra-cabeça.

 

10/7/2024 - A Justiça do Trabalho vai promover, em agosto, o 1º Censo de Inclusão e Acessibilidade. A pesquisa busca informações para implementar políticas públicas de acolhimento, ambientação e inclusão do público interno.

Buscando mapear em nível nacional as condições de trabalho e acessibilidade, o levantamento deve ser respondido por integrantes da magistratura e dos quadros funcionais com deficiência, necessidades especiais ou doença grave ou que tenham dependentes nssas condições.

O link para o questionário estará disponível de 1º a 15 de agosto nos portais da Justiça do Trabalho. A pesquisa é confidencial, e a participação é anônima. 

Políticas públicas com dados

As perguntas vão contribuir para a identificar o  quantitativo de pessoas com deficiência, na forma da lei, com necessidades especiais ou com doença grave. O levantamento também busca analisar as atuais condições de acessibilidade dos edifícios-sedes e entorno para a realização das atribuições funcionais e da acessibilidade comunicacional.

A partir dos dados obtidos, será possível incrementar ou aprimorar as políticas públicas já adotadas e ampliar a efetividade do processo de inclusão e concessão de condições especiais. O objetivo final é acolher e compreender as peculiaridades de cada caso, possibilitando, ao final, a potencialização de competências pessoais.

(Nathalia Valente/AJ/CF)
 

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907