Notícias do TST

Voltar Acesso ao trabalho para grupos minorizados é tema de novo curso no TST

A abertura do curso “Letramento em Diversidade” é aberta ao público

29/02/24 - O Tribunal Superior do Trabalho promoverá, na próxima segunda-feira (4), das 14h às 17h, a abertura do curso “Letramento em Diversidade: (re) pensando o Direito do Trabalho a partir dos Territórios”. O objetivo é despertar a reflexão crítica sobre o Direito do Trabalho a partir da diversidade, buscando ampliar a visão de mundo dos participantes com base em experiências e diálogos interculturais com diversos atores sociais e em diferentes territórios políticos.

Mesa-redonda

O curso será aberto com uma mesa-redonda aberta ao público em geral, com o tema “O que o Direito aprendeu com as ruas?”. As inscrições podem ser feitas neste link.

Participam da atividade o advogado Maurício Terena, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em Brasília; a advogada Vercilene Dias, coordenadora jurídica da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), do território quilombola Kalunga (GO); a advogada, ativista e política Robeyoncé Lima, reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como a primeira advogada trans das regiões Norte e Nordeste; e o desembargador Ricardo Tadeu, primeira pessoa cega a integrar o Ministério Público do Trabalho e, posteriormente, primeiro juiz com esta condição. José Geraldo de Souza Júnior, professor da UnB e coordenador do projeto Direito Achado na Rua, atuará como mediador. 

Realidade

As aulas do curso serão ministradas por representantes indígenas, quilombolas, da comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Elas serão focadas na vivência da realidade de diferentes comunidades e ocorrerão em diferentes locais. O propósito é oportunizar experiências que contribuam para a compreensão da realidade vivida por diferentes grupos sociais. 

(Flávia Félix/NP/CF)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907