Notícias

Voltar Grupo técnico da Wiki VT se reúne com a corregedora-geral da Justiça do Trabalho para aprimorar ferramenta

A enciclopédia colaborativa detalha o fluxo processual da Justiça do Trabalho de primeiro grau.

O grupo técnico esteve reunido com a ministra no gabinete da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

O grupo técnico esteve reunido com a ministra no gabinete da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

11/10/2023 - O grupo técnico de atualização e manutenção da Wiki VT, enciclopédia colaborativa que detalha o fluxo dos processos trabalhista na primeiro grau da Justiça do Trabalho, se reuniu, nesta quarta-feira (11), na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, com a corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa. Na pauta, o aprimoramento e ampliação do alcance da ferramenta para o público interno da instituição.

A equipe detalhou para a ministra o Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, mais conhecido como Plataforma Wiki VT. O Projeto Wiki foi criado na Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) e nacionalizado para toda Justiça do Trabalho em 2021. A solução, que descreve e orienta as rotinas das secretarias das varas do trabalho, adota o conceito da Wikipédia, em que a gestão do conhecimento das rotinas é feita de forma coletiva pelos usuários.

Aprimoramento e novidades

De acordo com a ministra, a Justiça do Trabalho está empenhada no aperfeiçoamento e ampliação da ferramenta, além de tornar a Wiki mais conhecida do público interno, dado que a solução tem a finalidade de servir como um instrumento facilitador do trabalho diário de servidores (as) e magistrados (as) no primeiro grau de jurisdição.

“Estamos aperfeiçoando a ferramenta em 1º grau e desenvolvendo esta mesma ferramenta para o 2º grau de jurisdição”, disse. “Ela já integra a Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, como item de exame obrigatório nas Correições Ordinárias nas Varas do Trabalho, e o atual desafio é sua divulgação para que, legitimada por magistrados e servidores, alcance sua verdadeira missão, que é dar celeridade a tramitação dos processos, atendendo o cidadão com a devida efetividade", completou.

Wiki VT

A Wiki tem como premissa páginas da web cujos conteúdos podem ser editados por múltiplos servidores (as) da Justiça do Trabalho, a partir de fluxogramas das diversas fases do processo nas unidades de primeira instância. A organização de conteúdo é feita por meio da descrição dos rotinas e processos de trabalho, observando os diversos entendimentos jurisdicionais referentes ao processo trabalhista (desde sua distribuição até o arquivamento).

Sob supervisão nacional da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a Wiki auxilia no alinhamento de rotinas de trabalho por meio de fluxos que condensam informações do processo, de seus movimentos no e-Gestão e no PJe, além de informações relativas aos normativos correspondentes e decisões de mero expediente que representem as melhores práticas dos 24 TRTs do país. 

As sugestões enviadas demandam triagem por seis grandes grupos de trabalho: 

  • Alinhamento da Wiki com o e-Gestão;
  • Alinhamento da Wiki com o Fluxo Operacional PJe;
  • Desenvolvimento de modelos de despachos e documentos padronizados nacionalmente,
  • Suporte e desenvolvimento da ferramenta tecnológica Wiki; 
  • Regras de negócio das fases processuais; e 
  • Plano de comunicação.

Wiki na Segunda instância

A partir de 2024, a Wiki integrará os fluxos dos processos no segundo grau. De acordo com a desembargadora do TRT-15 Ana Paula Pellegrina Lockmann, que coordena o grupo técnico de atualização e manutenção da Wiki VT, a ferramenta cada vez mais vai se tornando uma importante ferramenta de trabalho para o quadro interno da instituição, pois, além de está em constante atualização e ser construída  coletivamente, contribui para haver menos inconsistência nas rotinas diárias de trabalho.

“A Wiki é um verdadeiro manual eletrônico para esclarecer a operacionalização do processo judicial, as atuais regras do sistema e-Gestão, as normas vigentes e os modelos necessários ao desenvolvimento das rotinas nas melhores práticas”, destaca. “Isso reduz o prazo médio de um processo na vara do trabalho, ou seja, o processo caminha de forma mais célere para o jurisdicionado”, completou.

Desde o lançamento nacional, o projeto Wiki já passou por várias atualizações, com revisão de mais de 300 páginas de conteúdo. A conferência do conteúdo é realizada por um grupo de juízes (as) e servidores (as) da Justiça do Trabalho. “A manutenção contínua e o acolhimento ágil de todas as sugestões permeiam a Wiki”, afirma Vlademir Suato, gerente geral de manutenção do projeto. Segundo ele, a versão de segundo grau está sob os cuidados dos secretários-gerais judiciários dos tribunais trabalhistas e deve ser disponibilizada em breve.

Não conhece o sistema? Acesse o Wiki VT.

(Nathalia Valente/AJ - Com informações do TRT-15)

Rodapé de Responsabilidade - CGJT - Corregedoria


Conteúdo de Responsabilidade da CGJT - Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho
Email: secg@tst.jus.br
Telefone Secretaria: (61) 3043-3776 e 3043-4135