Perguntas frequentes - Biblioteca Délio Maranhão
Perguntas Frequentes
1. Quem pode utilizar a Biblioteca Délio Maranhão?
Todo cidadão pode utilizar as dependências da Biblioteca para estudos e consultas. Nosso público é caracterizado como interno (magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do TST) e externo (público em geral). Veja o regulamento da Biblioteca.
2. Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?
O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, exceto feriados. Veja o calendário de feriados do TST .
3. Como posso consultar o catálogo da biblioteca?
Pela internet, no sítio do TST, na aba serviços, ou pela intranet (somente magistrados e servidores do TST e CSJT). A Biblioteca Délio Maranhão faz parte da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) que congrega o acervo de bibliotecas dos principais órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Distrito Federal. Consulte o catálogo.
5. Não sou servidor, posso retirar material emprestado?
O empréstimo de obras do acervo da Biblioteca está disponível somente aos magistrados e servidores do TST e CSJT. Os servidores e magistrados dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) podem solicitar empréstimos pelo serviço de Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) por meio da Biblioteca do respectivo TRT. Neste caso, a Biblioteca do TRT solicita à Biblioteca do TST o empréstimo das obras. Os livros são remetidos via Malote do TST. Além dos Tribunais Regionais do Trabalho, outras bibliotecas de órgãos governamentais e universidades podem firmar convênio EEB com a Biblioteca do TST.
6. Posso solicitar cópias do acervo?
Sim. A solicitação de cópias é feita pelo formulário de solicitação de cópias. As cópias são digitalizadas e enviadas por e-mail, de acordo com à Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. As cópias de artigos de periódicos limitam-se a 10% do total de páginas do respectivo periódico e as cópias de capítulos de livros limitam-se a 20% do total de páginas do respectivo livro.
8. A Biblioteca do TST não possui um título de livro, mas localizei-o em outra Biblioteca. Posso solicitar o empréstimo?
Sim, desde que a outra Biblioteca seja conveniada à Biblioteca do TST. O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) está disponível aos magistrados, coordenadores, assessores e chefes de gabinetes desta Corte.
9. Posso renovar a data de devolução dos meus livros pela internet?
Sim. Para a renovação online, acesse o site do MyEBSCO e faça login. Consulte o manual para obter instruções detalhadas de acesso ao MyEBSCO. A renovação online é permitida apenas se o empréstimo estiver dentro do prazo de devolução e não houver reservas ativas.
10. Não estou conseguindo reservar ou renovar?
É provável que você esteja em atraso, cumprindo suspensão ou o livro desejado encontra-se disponível para empréstimo, o que impede a reserva. Entre em contato com a Biblioteca pelo email biblioatendimento@tst.jus.br ou pelos telefones (61) 3043-4236/4756.
11. Outra pessoa pode fazer a devolução do material em atraso?
Sim. Qualquer pessoa pode devolver uma obra, mas apenas os magistrados e os servidores podem retirar o material.
12. Quantos livros os ministros e servidores podem retirar e por quanto tempo?
Os ministros podem retirar até 30 livros por 30 dias. Os servidores podem retirar até 8 livros por 15 dias. Os empréstimos podem ser renovados desde que não haja reserva.
13. Como solicitar material disponível para doação?
Acesse a página “Intercâmbio de Publicações” e veja as orientações para fazer a sua solicitação.
14. Como doar livros para a biblioteca?
A doação de livros para o acervo poderá ser realizada na biblioteca ou enviada pelos correios para o endereço: Tribunal Superior do Trabalho (TST) SAFS Qd 8 Conj. A Bl B, Mezanino, Biblioteca, Brasília-DF, Cep.: 70.070-943. Livros de literatura poderão ser doados para o Projeto Livro Livre. Antes de realizar doações, faça o agendamento por meio do email sdcol@tst.jus.br.
15. A biblioteca possui conexão a rede sem fio (wi-fi)?
Sim. A utilização da wi-fi da Biblioteca é restrita ao ambiente da Biblioteca. Ao acessar a rede wi-fi TST-Biblioteca em seu dispositivo, você será remetido a uma página de cadastro. Devido às questões de segurança, nem todos os dispositivos poderão ser habilitados para o acesso.
16. O que é a JusLaboris?
A JusLaboris - Biblioteca Digital do Tribunal Superior do Trabalho é uma ferramenta de pesquisa e disseminação do conhecimento na área de direito trabalhista e congêneres. O acervo é composto por doutrina (artigos de periódicos, livros digitais), atos normativos do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, além de legislação federal e normativos do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) relacionados à área da justiça do trabalho, produção intelectual de servidores e magistrados do TST/ trabalhos acadêmicos e outras coleções. Veja o regulamento da JusLaboris.
17. Qualquer pessoa tem acesso ao conteúdo da JusLaboris?
Não. O conteúdo da JusLaboris só pode ser acessado pelos magistrados e servidores do TST e CSJT. Os integrantes do TST devem utilizar o nome de usuário e senha de rede. Os servidores do CSJT (que utilizam e-mails terminados em “@csjt.jus.br”) devem se registrar e criar uma conta na plataforma. Alguns documentos, de domínio público, podem ser acessados pelos usuários externos. Estes documentos não exigem login. Os magistrados e servidores dos Tribunais Regionais do Trabalho não têm acesso ao conteúdo da JusLaboris. Porém, é possível solicitar a cópia de conteúdos que compõem o acervo impresso da Biblioteca no formulário de solicitação de cópias. Veja o regulamento da JusLaboris.
18 Como disponibilizo obra de minha autoria na JusLaboris?
É necessário ser servidor ou magistrado do TST ou CSJT e preencher o Termo de Disponibilização de Conteúdo na JusLaboris. Enviar o formulário preenchido para o e-mail sdcol@tst.jus.br.
19. Como eu submeto artigo à Revista do Tribunal Superior do Trabalho?
Para submeter artigos para publicação, adquirir a Revista ou ter acesso às edições online, você deverá acessar a página da Revista, onde encontrará todas as orientações.
19. Como funciona o Projeto Livro Livre?
O Projeto Livro Livre é um acervo formado por livros de literatura recebidos por doação pela Biblioteca. O objetivo é difundir o hábito de leitura e formar novos leitores. O público-alvo são os colaboradores terceirizados e os estagiários do TST e CSJT. Os livros do projeto estão localizados na Biblioteca, próximo ao balcão de atendimento, e no Bloco C, na entrada do salão de refeitório dos terceirizados. Você poderá pegar os livros livremente e, após a leitura, devolva-os para que outros colegas também possam aproveitá-los.
20. O que é o Tema do Mês?
É uma bibliografia de temas jurídicos previamente selecionados pela Comissão de Documentação e Memória. É divulgado mensalmente na página https://www.tst.jus.br/web/biblioteca/tema-do-mes.
21. O que é a Carta de Serviços à Cidadania?
É um documento que tem por objetivo informar aos cidadãos dos serviços prestados pelo Tribunal Superior do Trabalho e dos respectivos compromissos de atendimento ao público. Os serviços da Biblioteca inclusos na Carta de Serviços à Cidadania do TST são os seguintes:
- Pesquisa na Biblioteca do TST pela internet
- JusLaboris - Biblioteca Digital do Tribunal Superior do Trabalho
- Pesquisa por assuntos - Biblioteca
- Pesquisa pronta - Biblioteca
- Tema do mês - Biblioteca
- Revista do Tribunal Superior do Trabalho
- Consulta local ao acervo - Biblioteca
- Terminais de consulta à internet - Biblioteca
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h (público interno) e das 9h às 18h (público externo).
Endereço: SAF Sul, Quadra 8, Lote 1, Bloco B, Mezanino, Brasília - DF CEP 70.070-943
Tel.: +55 61 3043-4236 e-mail: biblioteca@tst.jus.br
Conteúdo de Responsabilidade da CDOC - Coordenadoria de Documentação - TST