Página Principal - Menu Lateral Esquerdo

Página Principal

CADI / ASDIN

Boas-práticas em Acessibilidade

Recursos Disponíveis

Notícias

Legislação

Estatística

Dicas

Rede de Acessibilidade

Ações Implementadas

Fale Conosco

Notícias Internas

null TRTs desenvolvem iniciativas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente laboral

Três projetos serão premiados no evento em alusão ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, em 23 de setembro

19/09/2022 - Tornar o ambiente de trabalho acessível, capaz de incluir todas e todos, independentemente das suas condições físicas ou intelectuais. Segundo especialistas, além de ser prevista em lei, essa é uma maneira de combater a discriminação de pessoas com deficiência no ambiente laboral e garantir a sua presença harmoniosa nos locais de trabalho. O tema é bastante presente na Justiça do Trabalho e, neste mês, três tribunais regionais serão agraciados com o Prêmio “Justiça do Trabalho Acessível”, pela implementação de ações de inclusão em suas unidades. 

No TRT da 3ª Região (MG), por exemplo, um robô avalia o nível de acessibilidade do portal eletrônico da instituição. O objetivo é checar um grande número de páginas web de forma automatizada, permitindo comparar a situação encontrada com os critérios estabelecidos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG).

Já o TRT da 23ª Região (MT) apostou na acessibilidade arquitetônica dos seus edifícios. Ao todo, 20 unidades dos 26 prédios foram adaptadas com vagas de estacionamento reservadas, vias adequadas para acesso e circulação (rampa), sanitários acessíveis, sinalização tátil no piso e em ambientes e sinalização visual. Todas as melhorias estão em conformidade com a NBR 9050, que trata da acessibilidade de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.

No Mato Grosso do Sul, o TRT-24 investiu na capacitação de advogados e estudantes de Direito com deficiências visuais, que utilizam leitor de texto NVDA, para o uso de ferramentas de acessibilidade básicas dentro do Processo Judicial Eletrônico (PJe). O objetivo é romper a barreira tecnológica relativamente ao sistema PJe.

A premiação ocorre no encerramento do evento “+Inclusão: aprendendo a incluir pessoas com deficiência no trabalho", realizado para marcar o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.  O evento, que será no dia 23/9, das 9h às 12h30, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF), está com inscrições abertas. 

O encontro é voltado para o público em geral e pretende conscientizar e incentivar a adoção de métodos e práticas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente do trabalho. A programação aborda os aspectos jurídicos da contratação de PCDs, a experiência do TST,  palestras sobre a prática e as estratégias para promover a inclusão. 

Programação

ABERTURA: Ministro Emmanoel Pereira, presidente do TST e do CSJT.

MESA-REDONDA: “Aspectos jurídicos sobre a inclusão no ambiente de trabalho”, com o ministro Cláudio Brandão (TST) e o desembargador Ricardo Tadeu Fonseca (TRT-9 /PR).

APRESENTAÇÃO: “A experiência do TST na inclusão”.

PAINEL: “Rede de Acessibilidade: somos ponte, somos rede” - Simone Pinheiro Machado, Coordenadora da Rede de Acessibilidade.

PALESTRA: “Incluir: o que é, como e por que fazer?” - Marta Gil, socióloga e idealizadora do projeto Reintegra.

ENCERRAMENTO: entrega do Prêmio Justiça do Trabalho Acessível.

Cartaz de divulgação do evento: +Inclusão, aprendendo a incluir pessoas com deficiência no trabalho. Aprendendo a Incluir Pessoas com Deficiência no Trabalho. Logo abaixo constam os símbolos que representam a acessibilidade do Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Auditiva, Intérprete de Libras, Símbolo do Acesso, Deficiência Visual e por último Deficiência Intelectual. Realização do evento: 23 de setembro das 9h às 12h:30, Auditório Ministro Mozart Victor Russomano (Bloco "B", 5° andar). Do lado direito temos um QR Code com a informação: Evento Presencial, Inscrições na intranet. Na parte inferior do cartaz: Participação: Rede de Acessibilidade na Administração Pública, Realização: Comissão de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, Divisão de Educação Corporativa (CDEP/DIEDUC). Ao lado, a logo do TST, o Tribunal da Justiça Social.

Serviço

+Inclusão: aprendendo a incluir pessoas com deficiência no trabalho

Data: 23/9/2022

Horário: das 9h às 12h30

Local: Auditório  Mozart Victor Russomano (Sede TST, 5º andar, Bloco B)

Inscrições por formulário eletrônico.

(FM/RT/TG)

Rodapé das Páginas do ASDIN