Página Principal - Menu Lateral Esquerdo

Página Principal
APRESENTAÇÃO
Recursos Disponíveis
Notícias
Legislação
Dicas
Rede de Acessibilidade
Ações Implementadas

Notícias Externas

Voltar Evento Julgamento com Perspectiva de Diversidade aborda gênero e capacitismo

A Aula foi ministrada por Guirlanda Maria Benevides, coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência da UNICAMP

Fotografia da palestrante maria benevides, mulher branca, cabelos loiros e curtos, sentada na mesa de apresentação em frente ao público do evento.

20/04/2023 - Ocorreu, na última terça-feira (18), a segunda aula do evento "Julgamento com Perspectiva de Diversidade e Inclusão: Gênero”. Ministrada por Guirlanda Maria Benevides, a aula teve como tema “Gênero, capacitismo e mercado de trabalho”. A instrutura apresentou o cenário do mercado de trabalho no Brasil. Ela o caracterizou como precário, de alta rotatividade, de desigualdade de rendimento entre trabalhadores (homens e mulheres, negros e  brancos, pessoas com e sem deficiência), de heterogeneidade e de grande informalidade. 

A professora destaca que, até em atividades formais, um contingente significativo de trabalhadores não têm acesso a todos os direitos trabalhistas. A partir desse cenário, a aula buscou compreender a origem desse mercado de trabalho e a sua formação no contexto da dinâmica econômica e social do País. Para a professora, o Brasil manteve um modelo de desenvolvimento desigual e concentrador de renda. Ela também demonstrou os principais indicadores do trabalho na atualidade em relação ao gênero e às pessoas com deficiência. 

Para o servidor Cláudio César, lotado na Presidência, a aula mostrou que a sociedade tem uma visão distorcida sobre o que é inclusão. Segundo ele, o evento proporcionou uma nova perspectiva acerca do tema. “A visão que a professora trouxe e os dados sobre as diferenças e as desigualdades que existem na sociedade nos auxiliaram a enxergar isso e a encontrar mecanismos para melhorar essa distorção. Assim, nós poderemos ser uma sociedade inclusiva, mais democrática e com direitos sociais mais efetivos. Nesse aspecto, foi muito valiosa aula”, concluiu. 

(Débora Bitencourt/GS)

Leia mais:

Gênero e sexualidade foram tema do projeto “Julgamento com Perspectiva de Diversidade”

Ministra da Mulher abre curso sobre julgamento com perspectiva de gênero no TST

Rodapé das Páginas da ASDIN


Conteúdo de Responsabilidade da
ASDIN - Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
Email: asdin@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4082 ou 3043-4806