Evento Julgamento com Perspectiva de Diversidade aborda gênero e capacitismo - ASDIN- Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
A Aula foi ministrada por Guirlanda Maria Benevides, coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência da UNICAMP
20/04/2023 - Ocorreu, na última terça-feira (18), a segunda aula do evento "Julgamento com Perspectiva de Diversidade e Inclusão: Gênero”. Ministrada por Guirlanda Maria Benevides, a aula teve como tema “Gênero, capacitismo e mercado de trabalho”. A instrutura apresentou o cenário do mercado de trabalho no Brasil. Ela o caracterizou como precário, de alta rotatividade, de desigualdade de rendimento entre trabalhadores (homens e mulheres, negros e brancos, pessoas com e sem deficiência), de heterogeneidade e de grande informalidade.
A professora destaca que, até em atividades formais, um contingente significativo de trabalhadores não têm acesso a todos os direitos trabalhistas. A partir desse cenário, a aula buscou compreender a origem desse mercado de trabalho e a sua formação no contexto da dinâmica econômica e social do País. Para a professora, o Brasil manteve um modelo de desenvolvimento desigual e concentrador de renda. Ela também demonstrou os principais indicadores do trabalho na atualidade em relação ao gênero e às pessoas com deficiência.
Para o servidor Cláudio César, lotado na Presidência, a aula mostrou que a sociedade tem uma visão distorcida sobre o que é inclusão. Segundo ele, o evento proporcionou uma nova perspectiva acerca do tema. “A visão que a professora trouxe e os dados sobre as diferenças e as desigualdades que existem na sociedade nos auxiliaram a enxergar isso e a encontrar mecanismos para melhorar essa distorção. Assim, nós poderemos ser uma sociedade inclusiva, mais democrática e com direitos sociais mais efetivos. Nesse aspecto, foi muito valiosa aula”, concluiu.
(Débora Bitencourt/GS)
Leia mais:
Gênero e sexualidade foram tema do projeto “Julgamento com Perspectiva de Diversidade”
Ministra da Mulher abre curso sobre julgamento com perspectiva de gênero no TST
Conteúdo de Responsabilidade da
ASDIN - Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
Email: asdin@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4082 ou 3043-4806