Página Principal - Menu Lateral Esquerdo

Página Principal
APRESENTAÇÃO
Recursos Disponíveis
Notícias
Legislação
Dicas
Rede de Acessibilidade
Ações Implementadas

Notícias Externas

Voltar Como forma de valorizar a pluralidade cultural, TST institui projeto “Gente que Inspira”

Objetivo é identificar pessoas com trajetórias e vivências que contribuem para promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva 

24/02/2023 - Quem não se sente motivado ao conhecer pessoas que nos inspiram,  por meio da sua própria história pessoal e profissional? Com o objetivo de identificar quem, nos últimos anos, tenha contribuído para a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) criou o projeto “Gente que Inspira”.

A iniciativa está prevista no Ato TST.GP nº 4, publicado em janeiro, e está embasada no Plano Estratégico 2021-2026, que tem como princípios a valorização das pessoas e do trabalho decente e o respeito à diversidade e à sustentabilidade.

Entre as personalidades a serem escolhidas estarão pessoas pertencentes a grupos sociais historicamente vulnerabilizados como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, jovens, idosos e pessoas da população LGBTQIAP+ e também pessoas que atuem para inclusão de tais grupos.

Escolhas

Um comitê gestor foi selecionado para definir as temáticas e as personalidades a serem homenageadas e entrevistadas pelo projeto ao longo de 2023. 

Integram esse grupo os ministros Kátia Arruda (coordenadora), Evandro Pereira Valadão Lopes (vice-coordenador) e Alberto Bastos Balazeiro, além da juíza auxiliar da Presidência Gabriela Lenz de Lacerda e das servidoras Natália Pianegonda e Raquel Santana. 

Entre as personalidades já selecionadas pelo comitê estão a ministra dos Povos Indígenas, a ativista Creuza Maria de Oliveira e a atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber.

Sonia Guajajara é indígena do Povo Guajajara/Tentehar, se formou em Letras e Enfermagem, atua como defensora dos direitos indígenas e socioambientais e foi citada como uma das cem pessoas mais influentes pela Revista Times em 2022.

Já Creuza Maria de Oliveira é uma das principais lideranças quando o assunto é a defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas no país. Ela atuou ativamente na elaboração da Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata sobre trabalho doméstico. Em 2013, participou da elaboração e aprovação da Emenda Constitucional n.º 72 que instituiu direitos aos trabalhadores domésticos, a chamada PEC das Domésticas.

(Juliane Sacerdote/CF)

Rodapé das Páginas da ASDIN


Conteúdo de Responsabilidade da
ASDIN - Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
Email: asdin@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4082 ou 3043-4806