Ministros do TST

Voltar 13 - Hugo Carlos Scheuermann



Hugo Carlos Scheuermann nasceu em Três Passos (RS) no dia 15 de julho de 1959. Iniciou sua carreira profissional bem jovem em empresas de sua cidade natal como empregado. Em 1974 começou como Office-boy e trabalhou também como auxiliar de escritório e encarregado de setor. Em 1979 continuou sua atuação profissional na capital do Estado. Em Porto Alegre, exerceu as funções de auxiliar administrativo e assessor em Recursos Humanos e, entre 1982 e 1983, atuou como comerciante.

Em 27 de outubro de 1983, após aprovação em concurso público, foi nomeado para o cargo de Auxiliar Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Durante o período em que foi servidor público naquele Tribunal, exerceu funções no primeiro grau de jurisdição até o início do ano de 1988, tendo atuado também como Assistente de Diretor de Secretaria de Vara do Trabalho e Secretario Especializado de Juiz. Após, passou a atuar no segundo grau como Assessor de Desembargador Federal do Trabalho.

Em 1986, graduou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), curso que iniciou em 1982. No ano de 1987 realizou o curso de Preparação para o Ministério Público, ministrado pela Escolha Superior do Ministério Público (ESMP).

Em 19 de abril de 1989, tomou posse no cargo de Juiz do Trabalho Substituto do TRT da 4ª Região. Em 1991, veio a promoção, por merecimento, para Juiz do Trabalho Titular e, no segundo semestre de 1999, a primeira convocação para o Tribunal. Atuou ainda como Juiz Convocado do TRT, no período de 16 de agosto de 2000 a 6 de janeiro de 2003.

Em 16 de janeiro de 2003, tomou posse, após promoção também por merecimento, no cargo de Desembargador Federal do Trabalho do TRT da 4ª Região.

Em 2007, concluiu a Pós-Graduação, diplomando-se Especialista em Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC).

A atuação em atividades de ensino e pesquisa é um traço marcante na biografia de Hugo Carlos Scheuermann, desde 1995 tem ministrado cursos com temática relacionada principalmente ao Direito Processual do Trabalho em renomadas instituições de ensino superior como: Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Unidade de Passo Fundo da Faculdade Meridional, Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), e Universidade de Passo Fundo, Fundação Escola da Magistratura do Trabalho (FEMARGS), Escola Judicial do TRT da 4ª Região.

Soma-se à atividade docente a orientação de diversos alunos na elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de Pós-Graduação e também a direção acadêmica da FEMARGS, entre 2009 e 2011, além de diversas palestras relacionadas a temas do processo do trabalho, responsabilidade civil do empregador, acidente de trabalho e dano moral.

Como Desembargador do TRT 4ª Região, integrou a Comissão de Jurisprudência entre 2004 a 2005 e, a partir de 2006, a Comissão de Informática, bem como o Órgão Especial, nos biênios de 2004 a 2005, 2006 a 2007 e 2010 a 2011. Presidiu o Comitê de Segurança da Informação, atuou como Gestor Regional do Programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho, instituído pelo TST e pelo CSJT, além ter sido o magistrado responsável pelo "Projeto de Reestruturação Organizacional" no âmbito do Planejamento Estratégico do TRT 4ª Região para o quinquênio 2010-2015.

A atuação no Tribunal Superior do Trabalho teve início em 2011 com a convocação para substituir o Ministro Lélio Bentes Corrêa, no período de 16 de novembro a 16 de dezembro. Em 16 de julho de 2012 tomou posse como Ministro do TST. No Tribunal Superior do Trabalho, foi Conselheiro da Escola Nacional da Magistratura do Trabalho, presidiu a Comissão do Primeiro Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho e atualmente é Presidente da Primeira Turma, órgão que integra desde a sua posse. Integra também a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais - SBDI 1. É Conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e é Presidente da Comissão Executiva Nacional do II Concurso Público Nacional Unificado para ingresso na carreira da Magistratura do Trabalho.

Links Associados

Inscrição no Canal Youtube do TST

Rodapé de Responsabilidade da CGEDM


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email: cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4722