06 - Luiz Philippe Vieira de Mello Filho
Luiz Philippe Vieira de Mello Filho é Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), desde 2006. Nasceu em Belo Horizonte (MG) em 24 de março de 1961. É formado em Direito pela da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ingressou na magistratura trabalhista em 1987, após ter sido aprovado em segundo lugar em concurso de prova e títulos para o cargo de Juiz do Trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), em 1987. Atuou como tal nas Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Belo Horizonte de 1987 a 1988, e foi empossado, por merecimento, na presidência da JCJ de João Monlevade (MG), no mesmo ano.
Exerceu a presidência de JCJs em Uberaba, Ouro Preto e Belo Horizonte, de 1989 a 1990. De 1992 a 1998 atuou em substituição nos gabinetes de diversos juízes titulares do TRT da 3ª Região. Compôs a 5ª Turma do TRT da 3ª Região como juiz convocado em 1998 e foi promovido, por merecimento, a juiz daquele TRT, no mesmo ano. Como Desembargador do TRT de Minas Gerais, foi onze vezes convocado para o TST.
Eleito diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região entre 2001 e 2003, e membro do Conselho Consultivo da Escola em 2005. Foi titular de diversas comissões de concurso público de títulos e provas para a magistratura do trabalho e o Ministério Publico do Trabalho. Integrou o Grupo de Diretrizes Básicas da Reforma Trabalhista criado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e foi relator do Fórum Nacional do Trabalho para proposta de reforma sindical do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2004. Em 21 de fevereiro de 2006, foi empossado ministro do TST.
Exerceu diversos cargos na Justiça do Trabalho, entre eles, Diretor da Escola Judicial do 3º Tribunal Regional do Trabalho, Vice-Diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento da Magistratura (ENAMAT) e Presidente da Comissão de Documentação do TST. Foi eleito Diretor da ENAMAT para o biênio 2018-2020. É membro e Vice-Coordenador Processual do Trabalho do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Também é conferencista, autor de diversos artigos e coordenador de obras jurídicas. Foi eleito Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho para o biênio 2020-2022. Representante do Tribunal Superior do Trabalho no Conselho Nacional de Justiça no biênio 2021-2023.
Envio de convites:
- Os contatos para o envio de convites em geral devem ser feitos através do e-mail: gmvmf@tst.jus.br.
Solicitação de Audiências:
As solicitações de audiências poderão ser encaminhadas eletronicamente, através do seguinte e-mail: gmvmf-apoio@tst.jus.br, seguindo as orientações abaixo:
- Informar o número do processo, o nome do advogado devidamente habilitado nos autos mediante procuração ou substabelecimento, com telefone para contato.
- As audiências serão marcadas conforme a disponibilidade de agenda, observando-se a ordem cronológica de solicitação, com exceção dos processos urgentes.
- As solicitações de audiência relativas a processos em pauta para julgamento terão preferência sobre os demais.
- No caso de processos em pauta, solicitar a audiência com pelo menos uma semana de antecedência da data de realização da sessão de julgamento.
Observações Gerais:
- O Excelentíssimo Senhor Ministro não atende às partes. O atendimento é realizado somente com os advogados dos processos devidamente habilitados nos autos dos processos.
- O advogado não poderá agendar mais de uma audiência para tratar de um mesmo processo. Serão indeferidas quaisquer solicitações de audiência para tratar de um processo que já tenha sido objeto de reunião com o Excelentíssimo Senhor Ministro, salvo motivo excepcional, após análise.
- Para informações referentes ao andamento processual, entrar em contato pelos seguintes telefones: 3043-7364, 3043-7018, 3043-3181, 3043-7361 e 3043-4760.
Telefones:
|
|
E-mail: |
gmvmf@tst.jus.br - Para envio de convites |
gmvmf-apoio@tst.jus.br - Para pedidos de audiências e envio de memoriais |
Links Associados
Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email: cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4722