II Seminário Sobre Riscos Biológicos no Trabalho estimula composição de um sistema integração de proteção à saúde no ambiente laboral

(18/09/2019)

O Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) está apoiando a realização do II Seminário Sobre Riscos Biológicos no Trabalho, que este ano traz como tema “Os Saberes, os Impactos das Boas Práticas Prevencionistas e a Desmistificação dos Olhares”. O evento, promovido pela Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretária de Saúde do Recife, acontece no auditório da Faculdade de Medicina Maurício de Nassau, em Boa Viagem, em Recife (PE).

Abertura

Na abertura do seminário, na manhã desta terça-feira (17), houve apresentação cultural com três integrantes do grupo de teatro Consultório de Rua, da Prefeitura do Recife, que fez um esquete sobre a temática do evento, explicando, em cenas humorísticas rápidas, o conceito de risco biológico, como identificar e controlar esse risco, formas de exposição, vias de transmissão e formas de prevenção.

Fazendo uso da palavra, na mesa de honra, o gestor regional do programa Trabalho Seguro, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) Fábio Farias, ressaltou a importância da atuação do Cerest e da Secretária de Saúde na promoção do bem-estar do trabalhador e comentou que o seminário é uma oportunidade para o efetivo engajamento dos participantes, que são representantes de sindicatos, organizações e de instituições públicas e privadas na composição de um sistema integrado de proteção à saúde no ambiente laboral.

Riscos biológicos

O primeiro painel do dia abordou o tema “Desmistificando o olhar sobre os riscos biológicos”, trazendo a palestra “Profissionais da limpeza: você vê ou enxerga?”, com a técnica de Saúde do Trabalhador do Cerest Recife Josineide Vieira e mediação do desembargador Fábio Farias.

 Na sequência, aconteceu a explanação “Invisibilidade social: a educação como fator transformador e seus impactos sobre a saúde”. No segundo painel, foi debatido a “Abordagem legal sobre riscos biológicos e a visão prevencionista”. À tarde, o evento continua com as palestras “Imunização: como trazer o trabalhador para a sala de vacina e seus impactos” e “Risco biológico: olhares e seus enfrentamentos”.

Compuseram a mesa de honra o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; o desembargador do TRT Fábio Farias; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Leonardo Osório; a diretora de Saúde Ambiental e do Trabalhador, Juliana Martins (representando o secretário estadual de Saúde, André Longo); a diretora regional da Fundacentro/PE, Ivete Lacerda; o coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador do Recife, Euclides Monteiro; e o coordenador do Conselho Municipal de Saúde do Recife, Cristiano Nascimento. Também prestigiaram o seminário a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Recife, Cybelle dos Santos; e a diretora executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Joanna Freire.

Getrin6

Criado em julho de 2012, o Grupo é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/Caape) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast).

O Getrin6 desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Confira aqui mais fotos do evento.

Fonte: TRT da 6ª Região (PE)