Notícia Destaque Notícia Destaque

Processo Judicial Eletrônico (PJe) chega com sucesso ao TST

(06/03/2017)

O Processo Judicial Eletrônico já está em funcionamento no Tribunal Superior do Trabalho. Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (6), o presidente da Corte, ministro Ives Gandra Martins Filho, assinou eletronicamente as primeiras decisões dos processos que foram peticionados no Sistema, dando prosseguimento à implantação na instância máxima do Judiciário Trabalhista.

“É uma grande alegria para nós ver que a Justiça do Trabalho vai ficar totalmente integrada ao PJe e a vantagem é termos uma plataforma única, ou seja, Varas, TRTs e TST conversando em um mesmo ambiente.” descreveu o ministro.

Na cerimônia, foram assinados pelo ministro três Agravos de Instrumento, originários do Tribunal Regional da 15ª Região (Campinas/SP). Os processos foram assinados na frente de todos os presentes, de forma rápida e segura.

O recebimento dos processos via Pje no TST teve início no dia 1º de março, com a configuração do Conector PJe. A princípio, somente os processos classificados como Recurso de Revista (RR) e Agravos de Instrumento (AIRR) distribuídos à presidência do TST serão recebidos pelo Sistema. Outros processos continuarão sendo peticionados e acessados pelo e-SIJ, sistema até então utilizado pelo TST. O cronograma para a extensão do Pje aos demais órgãos judicantes e gabinetes de ministros será estabelecido e divulgado posteriormente, mas a previsão é que até o fim do ano, a SDC, as Turmas do TST, o Tribunal Pleno e o Órgão Especial já estejam utilizando o sistema.

Processo Judicial Eletrônico

A Justiça do Trabalho é considerada vanguardista quando o assunto é Processo Judicial Eletrônico e conta, atualmente, com quase 10 milhões de processos tramitando eletronicamente.

O Sistema PJe já é utilizado pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e integrado com praticamente 100% das Varas do Trabalho de todo o país. A exceção são algumas varas trabalhistas localizadas especificamente no TRT da 8ª Região (PA), que não têm infraestrutura mínima de telecomunicação compatível com os requisitos do PJe para funcionarem.

A implantação do Sistema no TST trará maior e melhor integração com os TRTs e Varas do Trabalho, além de vantagens, como sistema totalmente web, código identificador único das peças, contagem de prazo automática, editor de texto exclusivo, assinador próprio, entre outras.

Treinamento e tutoriais

O PJe no TST será operado pelos usuários internos como ministros, desembargadores convocados e servidores, bem como por usuários externos, o que inclui advogados públicos e privados, membros do Ministério Público, peritos, entre outros. O acesso se dará pelo site do TST e dependerá de credenciamento prévio do usuário e da utilização de assinatura digital.

Para auxiliar os usuários internos e externos a Coordenadoria de Processos Eletrônicos do Tribunal Superior do Trabalho desenvolveu tutoriais sobre como acessar e utilizar o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O material reúne vídeos e um infográfico para solucionar dúvidas de como acessar o PJe no TST, como será a implantação, cadastro de advogados, qual sistema o processo está tramitando, entre outros.

Confira todos os tutoriais: 

Como acessar ao Pje no TST

Como será a implantação do PJe no TST

- Preparação para o acesso ao PJe no TST 

- Cadastro de advogados no PJe do TST

- Como peticionar processos do PJe no TST? 

-Como consultar e habilitar processos no PJe do TST?

- Acesso rápido PJe no TST 

- Como saber em qual sistema meu processo está tramitando?

- Infográfico: como peticionar processos no PJe do TST em quatro passos

(Taciana Giesel/ Fotos: Aldo Dias)



Notícias do PJe-JT Notícias do PJe-JT

OAB-PE lança projeto que auxiliará advogados no uso do PJe

(19/01/18) A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE) lança, na tarde de hoje, um projeto que pretende eliminar todo tipo de barreira eventualmente enfrentado pelos...

Núcleo de Suporte ao PJe do Mato Grosso realizou cerca de 8,5 mil atendimentos em 2017

(19/01/18) Em 2017, o Núcleo de Suporte ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) do TRT de Mato Grosso atendeu e resolveu um total de 8.548 chamados, envolvendo demandas de usuários externos,...

Justiça do Trabalho no Maranhão digitaliza mais de 23 mil processos para o PJe

(19/01/18) Ao todo, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) digitalizou e migrou para o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), de 2015 a 2017, o total de 23.421 processos...

Projeto-piloto do PJe 2.0 é implantado no TRT-MG

(15/12/17) O TRT-MG, em solenidade no edifício-sede na avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte, implantou, na tarde desta quarta-feira (13), o projeto piloto do Processo Judicial...

TRT8 emitirá certidão de indisponibilidade do PJe

(13/12/17)   O Comitê Regional do PJe do TRT8 informa que o acesso ao sistema PJe tem apresentado instabilidade para o público externo. Informamos que a Secretaria de Tecnologia...