Notícias Internas Notícias Internas

Semana do Meio Ambiente: conheça os servidores que optam por carros menos poluentes



Alguns servidores que atuam no  TST já possuem carros elétricos. A escolha por motores ecologicamente corretos, como o motor híbrido, por exemplo, contribui de forma direta para a preservação do meio ambiente, isso porque eles emitem menos poluentes, como o Dióxido de Carbono (CO2), principal responsável pelo efeito estufa.

Carros com motor híbrido são aqueles capazes de alternar entre consumo de combustível fóssil e outra fonte alternativa de energia, como a elétrica, por exemplo. Nesses veículos há uma tecnologia eletrônica que permite que ele funcione tanto quanto motor ou como um gerador de energia para as baterias.

A servidora Adriana Moura, lotada na CCAUD do CSJT, é uma das proprietárias de veículo híbrido. Ela diz que o veículo é silencioso, o que evita a poluição sonora, e destaca o pouco consumo de combustível. “O tanque de combustível do meu carro, de 47 litros, dura por volta de um mês e meio. É uma tecnologia que mesmo havendo combustão quase não libera poluentes na atmosfera”, explica. A servidora diz que deseja que a tecnologia seja mais acessível futuramente, devido ao menor consumo de combustíveis fósseis, o que contribuiria significativamente para a preservação da natureza.

Gilvan Nogueira, colega de setor de Adriana também optou pelo modelo de veículo híbrido por incentivo da servidora. “Conhecendo a experiência dela não tive dúvidas de que seria uma boa escolha. O consumo de gasolina é bem menor, é como se emitisse um terço de poluentes que os carros comuns emitem,” destaca. “Este tipo de carro também é muito silencioso, sinto-me mais tranquilo ao dirigi-lo. Minha mensagem para essa Semana do Meio Ambiente é pra que as pessoas partam para alternativas mais ecológicas, como a bicicleta, por exemplo,” sugere o servidor.  

Leia também:

Dia Mundial do Meio Ambiente: o que o TST faz para salvar o planeta?

(Nathan Victor/TG)

Inscrição no Canal Youtube do TST


nsa@tst.jus.br

(61) 3043-7567