Outras Notícias Outras Notícias

Voltar

Empresários adotam boas práticas em prol da sustentabilidade

(Seg, 05 Nov 2018) Separar o lixo, descartar pilhas e eletrônicos em locais adequados ou reutilizar materiais são gestos já conhecidos de quem se preocupa com o meio ambiente. Agora, some a tudo isso uma casa feita de bambu ou um prédio construído com madeira de reflorestamento e tijolos ecológicos. A reportagem especial do Jornada mostra como empresas e pessoas vêm promovendo mudanças nos hábitos por meio de um consumo cada vez mais responsável de bens e serviços.

O engenheiro civil Frederico Rosalino é um dos que aderiram ao pensamento sustentável. Ele substituiu o concreto pelo bambu para construir a própria casa. “O concreto, desde a extração da matéria prima, gasta 1,6 mil vezes mais energia que o bambu”, afirma. Já Paulo Melo, presidente do Instituto Ecozinha, substituiu as lixeiras de seu restaurante por contentores específicos para cada tipo de material. “Separamos tudo na origem. O material orgânico vai todo para a compostagem”, comemora.

A reportagem ouviu André Nahur, da WWF Brasil, para saber as previsões climáticas e como eventos extremos podem comprometer o futuro do planeta. Conheça também o Centro de Práticas Sustentáveis, em Brasília, que vem transmitindo à população de Jardins Mangueiral diversas técnicas de conservação, entre elas o processo de produção de um ar condicionado feito a partir de cascatas. Saiba, ainda, o que é o dia da sobrecarga e como ele vem chegando cada vez mais cedo no ano. Assista ao Jornada no canal oficial do TST no Youtube.

Outras reportagens

O Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, recebeu a quarta edição do Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Atualmente, mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes são explorados no país por meio do trabalho irregular. Representantes do Poder Judiciário, Governo Federal e de instituições internacionais debateram o impacto desses números na vida da sociedade. A ansiedade, distúrbio que afeta 9,3% da população brasileira, é o tema do quadro “Saúde e Segurança no Trabalho”. Conheça a história de uma jornalista que sofre de ansiedade desde o início da adolescência. A reportagem apresenta também como identificar a doença, quais os principais sintomas e os tratamentos disponíveis.

O quadro “Meu Trabalho é uma Arte” desembarcou em Teresina para conhecer Joaquim José Alves, escultor de arte santeira. O artesão mostra as técnicas necessárias para a confecção de imagens de santos dos mais variados tamanhos e formas. Ele conta ainda um pouco da história do tio, pioneiro na produção de esculturas de santos no Piauí.

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h; quartas-feiras, às 19h30; quintas-feiras, às 7h; e aos sábados e domingos, às 6h. Assista ao programa a qualquer hora no canal do TST no Youtube - https://www.youtube.com/user/tst.

 

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907