Aviso de Pauta Aviso de Pauta

TST propõe cronograma de mediação entre aeronautas e empresas aéreas

Sindicatos têm até sexta-feira (30) para se manifestar sobre proposta de cronograma apresentada pelo vice-presidente, ministro Renato de Lacerda Paiva

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, apresentou nesta terça-feira (27), proposta para resolver  a negociação coletiva dos trabalhadores ligados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e das empresas aéreas. 

O pedido de mediação foi solicitado no dia 23 de novembro pelo SNA e a data-base da CCT vence dia 30 de novembro.  Considerando o curto prazo para a elaboração de uma proposta que atenda as expectativas das partes, o vice-presidente do TST pediu um tempo maior para analisar a questão, propondo então um cronograma para deliberação da proposta. Assim, propõe que os trabalhadores aprovem em assembleia prevista para a próxima quinta-feira (29) os prazos do cronograma apresentado, que inclui a prorrogação da atual CCT para o dia 14 de dezembro. 

Se aceita, todas as cláusulas previstas na CCT serão prorrogadas, como passe livre, auxílio-alimentação, diárias, entre outras. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias e o Sindicato Nacional dos Aeronautas têm até sexta-feira (30) para dizer se aceitam ou não a sugestão do vice-presidente do TST. 

Na proposta apresentada nesta terça-feira (27), o ministro Renato de Lacerda Paiva também se comprometeu a apresentar uma nova proposta de acordo às partes até dia 5 de dezembro.

(JS/TG)




Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907