Aviso de Pauta Aviso de Pauta

Modelos de Justiça do Trabalho no mundo são tema central de encontro internacional no TST



O encontro trará magistrados trabalhistas de países como Alemanha, Uruguai, França e Holanda.

Magistrados de diversos países estarão em Brasília nesta semana para debater, juntamente com juízes, procuradores e advogados brasileiros, os modelos de Justiça do Trabalho existentes no mundo e a importância de um ramo especializado na aplicação do Direito do Trabalho. As discussões ocorrerão no contexto do Encontro Internacional de Juízes de Cortes Trabalhistas, que começa nesta quarta-feira (21), às 18h, e prossegue até sexta (23).

O evento será realizado no auditório principal do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e vai tratar ainda do acesso à Justiça em causas que envolvem as relações de trabalho e da experiência estrangeira como parâmetro para a aferição da contemporaneidade da Reforma trabalhista brasileira.

O Encontro é idealizado pelo Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), com o apoio do TST.

Modelos

Entre os palestrantes internacionais estão Sebastian Roloff, magistrado do Tribunal Superior do Trabalho da Alemanha; Alain Lacabarats, magistrado do Conselho Superior da Magistratura da França; Gerrard Boot, juiz do trabalho na Holanda e secretário-geral da Associação Europeia de Juízes de Cortes Trabalhistas; Silvia Esther Pinto Varella, magistrada da Câmara Nacional de Apelações Trabalhistas da Argentina; e María Rosina Rossi Albert, ministra do Tribunal de Apelações do Trabalho do Uruguai.

Ao todo, são esperados cerca de 700 participantes. Entre eles estão juízes, desembargadores e ministros da Justiça do Trabalho e procuradores e advogados trabalhistas, além da sociedade em geral.

Abertura

A abertura será feita pelo presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira. A palestra inaugural, com o tema “100 anos da Organização Internacional do Trabalho: a importância de uma Justiça do Trabalho efetiva”, será proferida pela ministra do Tribunal de Apelações do Trabalho do Uruguai María Rossi.

A programação conta, ainda, com palestras dos ministros do TST Maria Cristina Peduzzi e Mauricio Godinho Delgado, do desembargador Manoel Carlos Toledo Filho (TRT da 15ª Região), dos procuradores do trabalho Cássio Casagrande e Rodrigo de Lacerda Carelli e do advogado e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Estevão Mallet.

Mais informações podem ser consultadas no site oficial do evento www.encontrointernacionaljt.com.

Inscrição no Canal Youtube do TST




Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907