Outras Notícias Outras Notícias

Voltar

Shopping de Goiânia deverá construir creche para empregadas das lojas

                         Baixe o áudio
      

(Qua, 22 Mai 2019 14:15:00)

A decisão é da Terceira Turma do TST, que aceitou o recurso do Ministério Público do Trabalho para condenar a Sierra Investimentos Brasil, responsável pelo centro comercial, a construir e manter os espaços.

Leia abaixo a transcrição da reportagem:

REPÓRTER - Na ação civil pública, o MPT pediu que o shopping cumprisse o que determina o artigo 389 da CLT. O dispositivo estabelece que empresas, com pelo menos 30 empregadas mulheres, com mais de 16 anos, devem ter local apropriado para os filhos no período da amamentação.

Em defesa, a Sierra Investimentos alegou que as creches deveriam ser destinadas apenas às empregadas diretas, uma vez que não tinha relação contratual com as profissionais das lojas.

O juízo de primeiro grau aceitou o pedido do Ministério Público do Trabalho. No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho em Goiás teve outro entendimento. O TRT reconheceu a importância da proteção do bem-estar dos filhos das profissionais, mas destacou que o shopping não possuía mais de 30 empregadas, com mais de 16 anos. Além disso, não havia vínculo trabalhista entre as empregadas das lojas e o centro comercial.

O MPT recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho. O relator do caso na Terceira Turma, ministro Agra Belmonte, sustentou que o termo “estabelecimento”, tratado no artigo 389 da CLT, não pode ser interpretado de forma literal, levando em conta apenas o espaço físico em que se desenvolvem as atividades do empregador.

Min. Agra Belmonte - relator do caso
“As creches visam atender todas as mulheres que trabalham em shopping. Então, há aqui, no caso, por solidariedade, o interesse coletivo. A matéria é constitucional. Trata-se de proteção à maternidade, prevista no artigo 6º, da Constituição. É de conteúdo prestacional. Faz parte, inclusive, da Convenção Americana de Direitos Humanos,  ratificada pelo Brasil, em 1992.”

REPÓRTER - Por unanimidade, a Sierra Investimentos Brasil, responsável pelo Pátio Goiânia Shopping, foi condenada a construir e manter creches destinadas à amamentação para empregadas das lojas.

 

Reportagem: Mércia Maciel
Locução: Mércia Maciel  

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 11h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça - Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br
Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907