Outras Notícias Outras Notícias

Voltar

Direitos e Deveres - Dúvidas trabalhistas de patrões e empregados

10.03.2015

REPÓRTER: Hoje no nosso quadro vamos responder as perguntas do auxiliar de pedreiro Wellington Araújo e do mestre de obras, Daniel Neiva. Nós começamos então tirando a dúvida do Wellington Araújo.
 

SONORA: auxiliar de pedreiro Wellington Araújo.

"Gostaria de saber se o patrão é obrigado a fornecer uma área de descanso."

REPÓRTER: E quem esclarece o questionamento do auxiliar de pedreiro Wellington é o juiz da Terceira Vara do Trabalho de Itajaí, em Santa Catarina, Ricardo Córdova Diniz:

SONORA: Juiz Ricardo Córdova Diniz.

"Não existe essa obrigação legal, mas é aconselhável dentro das politicas de recursos humanos das empresas que elas tenham esse local destinado ao descanso dos empregados. E existem situações também em que as convenções coletivas ou os acordos coletivos de trabalho estabelecem essa obrigação. Mas por lei não há obrigação legal."

REPÓRTER: Agora vamos à dúvida do mestre de obras Daniel Neiva.

SONORA: mestre de obras, Daniel Neiva.

"Eu gostaria de saber, se no caso do funcionário se recusar a usar o equipamento de proteção individual, quais são as medidas legais que eu posso tomar."

REPÓRTER: O juiz da Terceira Vara do Trabalho de Itajaí, em Santa Catarina, Ricardo Córdova Diniz, também respondeu Daniel, vamos ouvir.

SONORA: Juiz Ricardo Córdova Diniz.

"A empresa pode tomar diversas medidas entre a advertência, suspensão e até mesmo a justa causa, ou seja, mandar o empregado embora sem direitos."

Reportagem, Priscilla Peixoto.

Ouça a notícia:

 

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907