Perguntas e Respostas Frequentes Perguntas e Respostas Frequentes

1) Fiz o download do programa e das tabelas de índices mensais, porém não consigo atualizar as mesmas. Qual o procedimento a ser adotado?


ou

Como fazer para atualizar as tabelas de Salário Mínimo, Salário Família e Seguro-Desemprego, TR, INSS e IR?

Resposta: a fim de padronizar os procedimentos de cálculo em todo o país, ficou definido que a manutenção das tabelas de atualização somente seria feita pela comissão gestora do sistema, de forma que tal possibilidade foi bloqueada no sistema. Os novos índices serão disponibilizados mensalmente (em torno do dia 05 de cada mês) para download no site do TST, no link atualização das tabelas auxiliares.


2) O manual do sistema ".DOC" não abre. O que fazer?

Resposta: sugerimos que seja verificado se o Microsoft Word está devidamente instalado em seu computador. Ao invés de dar um clique no link para o Manual do Sistema, clique nele com o botão direito do mouse, depois selecione a opção "Salvar destino como..." e faça a cópia do manual para o seu computador, para depois tentar abrir e visualizar o manual.


3) Não consigo atualizar os índices (alguns são diários). Qual o procedimento a ser adotado?

Resposta: a fim de padronizar os procedimentos de cálculo em todo o país, ficou definido que a manutenção das tabelas de atualização somente seria feita pela comissão gestora do sistema, de forma que tal possibilidade foi bloqueada no sistema. Os novos índices serão disponibilizados mensalmente (em torno do dia 05 de cada mês) para download no site do TST, no link atualização das tabelas auxiliares.

5) Como gerar cartões ponto com dois ou mais percentuais de horas-extras? Ex: duas primeiras horas a 50% e restantes a 80% ?

Resposta: Infelizmente, o módulo de apuração de Cartões de Ponto ainda não contempla tal recurso. Oportunamente estaremos implementando esta funcionalidade em uma nova versão do Sistema.

6) Ao executar o SUCJT - Sistema Único de Cálculos da Justiça do Trabalho, aparece uma tela solicitando a configuração, para definir "Nome do Município", "Nome do Tribunal" e "Nome do Setor". O que deve ser informado em "Nome do Setor"?

Resposta: O SUCJT foi desenvolvido para ser utilizado nos Tribunais Regionais do Trabalho e também pelos jurisdicionados da justiça do Trabalho. Desta forma, criamos estas opções para que cada usuário possa personalizar o Sistema e fazer com que os relatórios sejam impressos com a sua devida identificação.

Caso o Sistema esteja sendo utilizado pela Justiça do Trabalho:

    preencha o campo "Nome do Tribunal:" com Tribunal Regional do Trabalho da XXª Região, onde XX será o número do seu regional.
    preencha o campo "Nome do Setor" com o nome da sua unidade, por exemplo: 1ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte ou Secretaria de Cálculos.

Caso o Sistema esteja sendo utilizado por algum advogado, contador, perito, etc.:

    preencha o campo "Nome do Tribunal:" com o nome do seu escritório.
    preencha o campo "Nome do Setor" com o seu endereço ou nome do profissional responsável pelos cálculos ou pelo processo, como preferir..

 

7. Fiz o download do programa de cálculos, mas ele não abre. Como facão para começar a utilizar o programa?

Resposta: O simples download do SUCJT significa apenas que você  copiou o instalador do Sistema para o seu computador e não quer dizer que sua máquina já esteja preparada para executar o programa. Após a conclusão do download do SUCJT, execute o programa e pressione no botão "UNZIP", ai ele criará uma pasta chamada "Instala" no seu drive "C:". Vá na pasta "Instala" e execute o programa "instala.exe". Siga as orientações do programa de instalação e dentro de alguns segundos o SUCJT estará pronto para ser utilizado. Depois é só reiniciar o computador e dar um duplo clique no ícone do SUCJT que será criado na sua área de trabalho.

8. O que significa o campo "Dt. Grav.:" que se encontra na janela SUCJT - Tabela de Processos?

Resposta: O valor informado neste campo não tem nenhuma influencia na elaboração dos seus cálculos, ele serve para você informar a data em que o cálculo foi gravado, apenas para consultas futuras.

 

9. Solicito informações sobre a possibilidade de mudança do rodapé das folhas de cálculos, para fins de retirada do nome do Tribunal Superior do Trabalho.

 

Resposta: Não é possível. O rodapé foi criado desta maneira para identificar todos os cálculos que sejam feitos através do SUCJT.

 

10. Na tabela de Vales-Transporte só há valores cadastrados para o município de Aracaju.

Resposta: O preenchimento das tabelas de Vales-Transporte fica a cargo de cada usuário. Para isto, você pode criar uma nova tabela pressionando no botão  "+" – Inserir Registro e digitando o nome do município para o qual você deseja criar a tabela de valores do Vale-Transporte. A tabela com os valores do município de Aracaju segue apenas como exemplo.

 

11. Na tabela de Salários Normativos só há valores cadastrados para o salário "Mínimo Estadual (SE)".

 

Resposta: O preenchimento das tabelas de Salários Normativos fica a cargo de cada usuário. Para isto, você pode criar uma nova tabela pressionando no botão  "+" – Inserir Registro e digitando o nome da categoria para o qual você deseja criar a tabela de valores de salários. A tabela com os valores do salário "Mínimo Estadual (SE)" segue apenas como exemplo.

 

12. Na "Tabela de Parâmetros Mês a Mês", o sistema não aceita a alteração da
"Data Base Padrão" para "Outra Data".

Resposta: Quando você seleciona a opção "Outra data" para a coluna "Data Base Padrão", o preenchimento da coluna "Data Base" se tornará obrigatório. Preencha esta coluna com a data a partir da qual você deseja atualizar esta verba.

 

13. Como fazer para realizar a atualização das tabelas auxiliares do SUCJT?

 

Resposta: Após fazer o download do arquivo de atualização, execute-o. Na tela que surgirá em decorrência desta ação, pressione o botão UNZIP e todas as tabelas auxiliares do SUCJT serão automaticamente atualizadas. Atenção: certifique-se de ter instalado o SUCJT no diretório padrão de instalação.

 

14. Quando se inclui verba com terminação 0 (zero), o sistema solicita e informa que é obrigatório o preenchimento da coluna Dif.  O que deve ser informado neste campo?

Resposta: As verbas cujos códigos são terminados em 0 ou em 1 servem para auxiliar no cálculo de diferenças. Por definição todas as verbas terminadas em 0 são consideradas como verbas devidas e as verbas terminadas em 1 são consideradas como verbas pagas. A diferença é automaticamente gerada na verba terminada em 2. O campo "Dif." deve ser obrigatoriamente preenchido todas as vezes que uma verba terminada em 0 for inserida. Ele serve para informar se, caso a diferença entre a verba devida e a verba paga seja negativa, o valor deve ser "Z" – zerado ou "C" – compensado.

 

15. Todo mês temos que baixar o programa completo do site do TST para atualização das tabelas?

 

Resposta: Não. É suficiente que você faça o download do SUCJT apenas uma vez para realizar a instalação do programa no seu computador. Mensalmente, copie apenas a atualização das tabelas auxiliares.

 

16. Tentei instalar o programa de calculo e não consegui, gostaria de saber se o programa de calculo é compatível com o Windows XP.

Resposta: Sim. O SUCJT funciona bem no Windows 95, 98, ME, XP ou 2000.

 

17. Como faço para fazer a atualização dos vales transporte da minha cidade?

 

Resposta: Selecione a opção Vales-Transporte no menu Tabelas. Crie uma nova tabela pressionando no botão  "+" – Inserir Registro e digitando o nome do município para o qual você deseja criar a tabela de valores do Vale-Transporte. Depois pressione no botão "..." que aparecerá junto ao nome do município que você digitou e entre com os valores mensais dos Vales-Transporte.

 

18. Como mostrar o reflexo das horas extras e do adicional noturno no RSR, no relatório dos cartões ponto?

Resposta: Os relatórios do cartão de ponto servem apenas para demonstrar a apuração das horas trabalhadas diariamente, semanalmente ou mensalmente. Nele são exibidas também, informações sobre as horas extras e horas noturnas.

Para fazer a apuração dos seus valores e dos seus reflexos, vá na tela de "Parâmetros por Período" e faça a integração com o módulo de Cartões de Ponto, depois mande o sistema efetuar o cálculo para conhecer os valores de cada verba.