Notícias - Destaques Notícias - Destaques

Ministro Renato de Lacerda Paiva destaca o papel de gestão da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho



Em correição na Justiça do Trabalho da 8a Região com sede em Belém, no Pará, o ministro Renato de Lacerda Paiva reuniu-se com magistrados e dirigentes do Regional para tratar de assuntos gerais da correição ordinária. Na ocasião, ele discorreu sobre a história da Justiça do Trabalho e destacou a importância das atividades da magistratura trabalhista, ressaltando os desafios enfrentados por ele ainda quando atuava como magistrado de primeiro grau. 

 

Em seu discurso, o ministro falou da importância da Justiça do Trabalho. "Nós somos a justiça mais eficiente, e temos que estar conscientes do nosso papel na sociedade, e de nossa responsabilidade. Eu não tenho a menor dúvida da contribuição da Justiça do Trabalho nesta sociedade, porque a Justiça do Trabalho funciona”, afirmou o corregedor.

 

Discorrendo sobre o papel da corregedoria como órgão de controle e gestão, o ministro- corregedor destacou ainda que a corregedoria não é apenas um órgão de controle e fiscalização. “Os tempos mudaram. Eu fui juiz de primeiro grau e pensava: 'sou o dono do meu reino, e aqui eu faço do meu jeito'. Não podemos pensar mais assim. Hoje somos uma peça de uma engrenagem, e, para ela funcionar bem, todas as peças devem estar funcionando bem. Por isso, o papel de gestão que a Corregedoria desenvolve".

 

Nesse sentido, em sua explanação, o ministro falou sobre as ferramentas usadas para o mecanismo de controle e gestão da corregedoria do TST, o que contribui para que menos de 10% das reclamações na Corregedoria Nacional de Justiça, do CNJ, sejam relacionados à Justiça do Trabalho.

 

Após a apresentação, o Ministro abriu espaço para que os magistrados pudessem esclarecer suas dúvidas.

A correição teve início no dia 27/03 e se encerra nesta sexta-feira (31), com a leitura da ata dos trabalhos.

 

Com informações e fotos do TRT da 8ª Região

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho

Tribunal Superior da Justiça do Trabalho

Tel. (61) 3043.4626

 

 

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)


Conteúdo de Responsabilidade da CGJT - Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho

Email: secg@tst.jus.br
Telefone Secretaria: (61) 3043-4626 e 3043-3010