Notícias do TST Notícias do TST

Nova versão do PJe, inaugurada terça-feira (5), melhora relação com o usuário



(Qua, 06 Dez 2017 10:42:00)

A nova interface da versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi inaugurada pela primeira vez na Justiça do Trabalho na Vara do Trabalho de Navegantes (SC) nessa terça-feira (5). Se na primeira versão a novidade ficava por conta da extinção de atividades burocráticas, agora o foco é o desempenho, por meio de uma navegação mais intuitiva e ágil.

Coordenador nacional do PJe na JT, o juiz auxiliar da Presidência do TST/CSJT Fabiano Coelho de Souza destacou que a nova versão segue três diretrizes: performance, usabilidade e possibilidade de customização. “Todos os ajustes que uma pessoa faz em sua rede social o usuário poderá fazer no PJe, personalizando a visualização de cada processo de acordo com seus interesses. Um exemplo é a possibilidade de destacar as peças principais e ocultar outras”, observou. Para Souza, a nova versão também é a desejada pelos magistrados, principalmente pela facilidade de uso.

As principais funcionalidades foram apresentadas pelo juiz Fabiano de Abreu Pfeilsticker, membro do Grupo Nacional de Negócios do PJe no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e titular da 1ª Vara do Trabalho de Contagem (MG). "O sistema agora irá trabalhar para o usuário, e não o contrário. Essa é a grande revolução desse novo PJe", assinalou.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), desembargador Gracio Petrone, destacou o pioneirismo da Justiça do Trabalho de SC, cuja Vara de Navegantes foi também a primeira a operar 100% com PJe, e exaltou o novo momento por que passa a ferramenta eletrônica. “O constante aprimoramento do PJe visa contribuir para a celeridade e efetividade da prestação jurisdicional, adotando novas tecnologias em favor do jurisdicionado, nossa razão de ser. O processo digital é um caminho sem volta, um novo navegar, hoje melhor que ontem e amanhã melhor do que hoje”, afirmou.

100% digital

Atualmente, a Justiça do Trabalho é 100% PJe. O sistema está implantado em todos os 24 Regionais e nas 1.575 varas do trabalho. O TST também está com o sistema em funcionamento em todos os seus órgãos judicantes, aliás, nesta quarta-feira (6), ocorre a cerimônia de entrega do PJe na Corte Superior. São mais de 12 milhões de processos em tramitação, representando 75% do total de feitos incorporados ao PJe no Poder Judiciário em todo o Brasil. Utilizam o sistema no Judiciário Trabalhista aproximadamente 450 mil advogados, 42 mil servidores e 4,7 mil magistrados.

Com informações do TRT-SC.

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br
Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907