Notícias do TST Notícias do TST

Pesquisa da FGV mostra TST como tribunal mais conhecido

04/12/19 - O Tribunal Superior do Trabalho é o órgão do Poder Judiciário mais conhecido da sociedade brasileira. O dado consta do "Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro", feito pela Fundação Getúlio Vargas para a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Entre as pessoas entrevistadas, 38% conhecem o TST, que, entre os órgãos do sistema de justiça, fica atrás apenas da Defensoria Pública (45%) e do Ministério Público (41%).

Esse índice decorre, em grande parte, de outros pontos analisados na pesquisa. No tópico relativo ao conhecimento, à experiência e à avaliação da Justiça pela sociedade, o Direito do Trabalho é o segundo mais conhecido (ao lado do Direito do Consumidor), e 19% dos entrevistados tiveram experiência com esse ramo.

Diagnóstico

Segundo a FGV, o estudo, divulgado nesta segunda-feira (2), fornece à sociedade um amplo conjunto de informações sobre as percepções e as expectativas a respeito da atuação do Judiciário brasileiro e a avaliação do cumprimento de suas funções de garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e de resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Identifica, ainda, oportunidades para o Judiciário melhorar a comunicação e aumentar a aproximação com os cidadãos.

O trabalho foi desenvolvido entre agosto de 2018 e novembro de 2019 com a utilização de metodologias e técnicas qualitativas abrangendo diversos segmentos de público: sociedade (usuários e não usuários dos serviços da Justiça), advogados, defensores públicos e formadores de opinião. O estudo investiga ainda a imagem do Judiciário brasileiro nas redes sociais e na mídia internacional.

Judiciário

Em comparação com os demais Poderes, o Judiciário foi o mais bem avaliado: 52% confiam no Judiciário. O índice é próximo ao verificado em pesquisa semelhante realizada na França, que apontou a confiança de 53% da população. Na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, os percentuais são maiores: 62% e 69%, respectivamente.

A atuação do Judiciário também obteve a melhor avaliação entre os três Poderes: 62% dos participantes a consideram ótima, boa ou regular, contra 52% em relação ao Executivo e 47% em relação ao Legislativo.

(SECOM/CF)

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907