Ministros do TST Ministros do TST

27 - Evandro Pereira Valadão Lopes



Evandro Pereira Valadão Lopes nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 08 de julho de 1962. Ainda jovem, mudou-se para a cidade de Juiz de Fora - MG, onde se formou em Bacharel em Direito, em 1986, pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Ingressou na Justiça do Trabalho em 1989, quando obteve aprovação em concurso público para a Magistratura do Trabalho no Tribunal Regional da Primeira Região. Atuou como Juiz substituto nas então Juntas de Conciliação e Julgamento das cidades de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e também em algumas da Capital.

Em fevereiro de 1992, foi promovido a Juiz Titular, assumindo a 3ª Junta de Conciliação e Julgamento da cidade de Nova Iguaçu. Posteriormente, assumiu as Juntas de Conciliação e Julgamento das cidades de Macaé, em maio de 1993, e Nilópolis, em abril de 1994.

A partir de 1996, foi convocado para o Tribunal Regional do Trabalho, em vários períodos, até ascender definitivamente ao segundo grau de jurisdição em junho de 2003.

Nesse interregno, assumiu a Presidência da Associação dos Magistrados do Trabalho da 1ª Região – biênio 1999/2001.

Em 2005, coordenou pioneiro projeto de modernização do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, tendo promovido a revisão dos processos de trabalho e das rotinas administrativas, o que resultou em certificação de algumas Varas do Trabalho pelo selo de qualidade ISO 9001.

Concluiu a pós-graduação (MBA em Administração Judiciária), também pela Fundação Getúlio Vargas, em 2006.

Atuou em diversas iniciativas e projetos, como do Grupo de Trabalho em Gestão do Conhecimento (2005), do Comitê de Gestão de Pessoas por Competência (2013/2015) e do Conselho de Gestão Estratégica, por vários anos, vindo, finalmente, a assumir a Direção da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho, de março de 2013 a janeiro de 2017, com o desenvolvimento de projetos voltados à capacitação dos magistrados.

Participou de diversas bancas examinadoras de concurso público para ingresso na carreira da Magistratura do Trabalho, cabendo destacar sua atuação como Presidente da Comissão Examinadora de prova de sentença do Primeiro Concurso Público Nacional Unificado para ingresso na Carreira da Magistratura do Trabalho em 2017.

Foi agraciado pelo Tribunal Superior do Trabalho na Solenidade de Ordem do Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2016, ocasião em que lhe foi conferida Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Comendador.

Em 04 de julho de 2019, foi empossado no Tribunal Superior do Trabalho como Ministro, onde passou a integrar a Sétima Turma.

 

 

Inscrição no Canal Youtube do TST



Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028