Linha do Tempo Linha do Tempo

«Voltar

Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, lançado durante as celebrações dos 70 anos de instalação da Justiça Trabalhista, em maio de 2011, a CGEDM elaborou uma linha do tempo destinada a lançar luzes sobre o nascimento da Justiça do Trabalho, relacionando o período com acontecimentos históricos ligados ao universo trabalhista no Brasil e no mundo. Para acessá-la basta clicar na imagem abaixo.

A linha do tempo do TST, que tem texto introdutório assinado pela historiadora Raquel Veras Franco, se inicia com os acontecimentos de 1923, quando foi criado o Conselho Nacional do Trabalho, órgão consultivo e administrativo, e vai até 1941, quando a Justiça do Trabalho é oficialmente instalada pelo presidente Getúlio Vargas, em meio às comemoraçõesdo Dia do Trabalho, no Estádio Vasco da Gama, Rio de Janeiro.  

Obs: Para pesquisar um período histórico (mês, ano, década, etc.) na linha do tempo, basta deslizar a barra de rolagem horizontal, ao pé da página, para a direita ou esquerda, avançando ou retrocedendo no tempo. Uma barra à esquerda permite ajustar o período pesquisado, espaçando-o ou comprimindo-o.

 

 LINHA DO TEMPO 

CNT (1923 - 1941)

  

TST (1941 - 2013)

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cged@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4155