Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

Começa hoje a nova etapa de implantação do Processo Judicial Eletrônico no Tribunal Superior do Trabalho

 
                         Baixe o Áudio
      
 

(Qua, 01 Mar 2017 14:10:00)

REPÓRTER: A partir  de hoje, o Processo Judicial Eletrônico, o PJe, será usado também no Tribunal Superior do Trabalho. O sistema, que já funciona plenamente nas primeiras instâncias do judiciário trabalhista, vai ser expandido à corte superior de forma gradual. 

Segundo o juiz auxiliar da presidência e membro do Comitê Gestor do PJe no TST, Maximiliano Carvalho, o PJe vai primeiro para a presidência:

SONORA: Maximiliano Carvalho - juiz auxiliar da presidência e membro do Comitê Gestor do PJe no TST

‘’Primeiro momento é colocar o PJe dentro da presidência, que onde tem apenas uma análise de admissibilidade, de recurso de revista, e de agravo instrumento de recurso revista, que é paulatina, a partir dessa instalação na presidência com treinamento de todos envolvidos, com a experiência dos erros e dos acertos, a gente começar uma expansão para outros órgãos jurisdicionais.”

REPÓRTER: A expectativa é de que até o fim deste ano, todos os órgãos judicantes e diferentes tipos de recursos estejam integrados ao sistema. O objetivo é aprimorar a comunicação entre TST, TRT’s e Varas do Trabalho. 

No início de fevereiro, os servidores assistiram à uma apresentação, que esclareceu como o sistema vai funcionar. São eles que devem utilizar diretamente a nova ferramenta. Para Caio Pereira, chefe de gabinete da Ministra Maria de Assis Calsing, a palestra foi fundamental para tirar as dúvidas sobre o funcionamento do PJe:

SONORA: Caio Pereira - chefe de gabinete da Ministra Maria de Assis Calsing

“A ideia de ser programada essa pré-reunião pra deixar a gente fazer essa série de perguntas para tirar qualquer duvida que tem, é muito interessante, achei que é muito vago.”

REPÓRTER: Após a apresentação, a técnica judiciária da ouvidoria do TST diz que se sente mais preparada para atuar na ouvidoria: 

SONORA: Renata Cristina Haberman - técnica judiciária

“Preparam a gente pra receber inclusive as reclamações, atender os clientes que estão com dificuldade. Então isso é muito importante.” 

REPÓRTER: Além do apoio da ouvidoria, os usuários contam com tutoriais para ajudar em questões práticas. Essas instruções  já estão disponíveis na página do PJe no site do TST e também no canal no Youtube. Para o coordenador de processo eletrônico do tribunal e gerente do processo de expansão, Francisco Nina Cabral, todo o conteúdo vai contribuir para auxiliar o público. 

SONORA: Francisco Nina Cabral - coordenador de processo eletrônico do tribunal e gerente do processo de expansão

“O maior desafio é a informação. A gente tentar subsidiar o máximo o nosso público interno, o público externo, com informações sobre esse novo sistema, sobre essa nova realidade.”

Reportagem: Priscilla Peixoto
Locução: Dalai Solino 

 

O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça - Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br