Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

Parceria entre TST, TSE e STJ promove plantio de mudas no Bosque dos Tribunais



Os presidentes do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, participaram nesta quarta-feira (7) do plantio de mudas de árvores do cerrado que marcou o início da revitalização do Bosque dos Tribunais, área verde no Setor de Autarquias Federais (SAF Sul). O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Daniela Teixeira, também plantaram mudas.

A ação faz parte de termo de cooperação técnica firmado entre os três Tribunais Superiores, que visa ao intercâmbio de experiências para a implementação de ações conjuntas de sustentabilidade.

Parque

O Parque Bosque dos Tribunais compõe uma área de 588 mil m² divididos em cinco glebas distintas e adjacentes aos tribunais. A gestão é compartilhada para melhor recuperação das áreas degradadas e preservação paisagística do entorno da Praça dos Três Poderes. A iniciativa pretende estimular o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e melhoria da qualidade de vida dos servidores e do público em geral. 

O adensamento arbóreo faz parte do compromisso dos Tribunais Superiores de priorizar a restauração florestal, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável por meio de suas unidades socioambientais, em continuidade à recomposição vegetal do Parque do Bosque dos Tribunais. Foram plantadas mudas de árvores nativas do bioma do cerrado como pequizeiros, angicos, chixás, landins, gonçalo-alves, pombeiros, e ipês amarelos, brancos e roxos, entre outras, doadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP) e pela Secretaria de Meio Ambiente do DF.

Inscrição no Canal Youtube do TST