Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

Ministro lança livro sobre o Direito do Trabalho e a Constituição



(Ter, 21 Ago 2012, 20:00:00)

Um grande número de pessoas, entre ministros, magistrados, procuradores do trabalho, advogados, professores e estudantes prestigiaram hoje (21), no Tribunal Superior do Trabalho, o lançamento do livro "Constituição da República e Direitos Fundamentais - Dignidade da Pessoa Humana, Justiça Social e Direito do Trabalho", de autoria do ministro Mauricio Godinho Delgado e da professora da Universidade de Brasília (UnB), Gabriela Neves Delgado.

A obra faz uma análise do Direito Constitucional e do papel que o Direito do Trabalho cumpre na Constituição de 1988.  Para o ministro Godinho, a Constituição "dá uma importância exponencial ao Direito do Trabalho", através de princípios como o da dignidade da pessoa humana, da valorização do trabalho e do emprego e da subordinação da propriedade à sua função social e ambiental.  "O Direito do Trabalho é a realização de todos esses princípios e é esse tipo de relacionamento e vinculação que procuramos ressaltar no livro", explicou.

A professora Gabriela Delgado revelou que a obra é um conjunto de elaborações teóricas que foram construídas há cerca de um ano, mas que resultam de uma parceria intelectual de longo tempo dos dois autores. Ela defendeu que a interlocução entre o Direito Constitucional e do Trabalho é necessária e que "precisa ser feita permanentemente nos diversos órgãos jurídicos institucionais e na academia".

O livro foi editado pela LTR Editora Ltda. e está à venda em todas as livrarias especializadas do país.

(Augusto Fontenele/RA - Foto: Aldo Dias)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
imprensa@tst.jus.br

Inscrição no Canal Youtube do TST