Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

Tribunal Superior do Trabalho completa 70 anos de história

(Sex, 09 Set 2016 19:37:00)
 
 
O Tribunal Superior do Trabalho completou 70 anos na sexta-feira (09/09). A mais alta Corte Trabalhista é considerada a mais célere do Poder Judiciário e se destaca pela atuação de vanguarda na solução de conflitos entre empregados e empregadores. 
 
Criado no Rio de Janeiro em 1946, o TST foi inicialmente chamado de Conselho Nacional do Trabalho (CNT) e apenas mais tarde recebeu o nome atual. Em 1971, toda a estrutura administrativa foi transferida para a capital federal. Nos anos seguintes, a demanda de processos cresceu e a quantidade de ministros aumentou.
 
Atualmente, é reconhecido com a indicação expressa na Constituição Federal, entre os órgãos de cúpula do poder judiciário, e é referência na implantação do processo judicial eletrônico. Foi pioneiro ao adotar a conciliação e continua engajado na busca de métodos alternativos para a solução de conflitos judiciais. Entre debates que questionam a necessidade de modernização da legislação, a Corte segue com a sua missão de unificar a jurisprudência trabalhista em todo o país. 
 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br