Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

Vice-presidente do TST apresenta proposta para fim da greve na Cobra Tecnologia



O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, apresentou proposta de conciliação para o fim da greve dos empregados da Cobra Tecnologia S.A., iniciada no dia 18 de novembro.

A proposta, apresentada nesta terça-feira (1) durante conciliação em dissídio coletivo de greve, foi aprovada pelos representantes da empresa e dos empregados e será levada para análise final da categoria em assembleias a serem realizadas até quarta-feira (2), com a volta ao trabalho prevista para sexta-feira (3).

O reajuste constante na proposta é de 9%, a ser implementado integralmente neste mês de dezembro, retroativo a 1º de outubro. Será aplicado ainda o índice de 9,5% (inflação acumulada no período) a todos os benefícios do acordo coletivo, à exceção do vale-alimentação e vale-refeição, que serão reajustados em 10,4%, percentual que corresponde à inflação do item alimentação. A compensação será de dez dias parados, num prazo de 180 dias, dos 16 de greve.

Inicialmente, a categoria reivindicava reajuste de 10,33%, tendo como base o IVC/DIEESE, enquanto a empresa oferecia 4%. O vice-presidente do TST se reuniu com as partes, em conjunto e em separado, para fechar a proposta de acordo. Ele elogiou o clima amigável dos dois lados durante a audiência de conciliação.

Caso a proposta não seja aprovada pela categoria, o dissídio, ajuizado pela Federação Nacional dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (FENADADOS), irá para julgamento pela Subseção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC). 

Compareceram também à audiência o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no Estado do Rio Grande do Sul (Sindpd-RS), o Sindicato dos Empregados em Empresa de Processamento de Dados de Santa Catarina (Sindpd-SC) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresa e Órgão Públicos de Processamento de Dados do Estado de Alagoas (Sindpd-AL).

(Augusto Fontenele/CF. Foto: Aldo Dias)

Processo: DCG-24801-33.2015.5.00.0000

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br
Inscrição no Canal Youtube do TST