Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

Ministro do TCU faz palestra sobre governança



O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, apresentou nesta terça-feira (9), a palestra "A contribuição do TCU para a governança e o desenvolvimento" para ministros e gestores do Tribunal Superior do Trabalho. O presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, e outros ministros consideraram a palestra bastante proveitosa, por apresentar diretrizes, práticas e projetos do TCU para o fortalecimento da governança pública.

Augusto Nardes tem defendido, em fóruns nacionais e internacionais e em encontros com autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário, a melhoria da governança pública "como uma premissa para a completa transição brasileira do subdesenvolvimento para o desenvolvimento". Esse desafio, segundo ele, "exige um esforço de todos pela melhoria do Estado Brasileiro".

Segundo Nardes, a governança pública é a capacidade dos governos de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das diversas políticas públicas voltadas para o atendimento das demandas da população, por meio de um conjunto de instrumentos e ferramentas adequadas. Entre os pontos listados na apresentação estão o planejamento institucional, excelência de pessoal, gestão de risco e controle interno. Este último, conforme o presidente do TCU, tem papel fundamental ao favorecer o desenvolvimento sem descuidar do controle da legalidade e conformidade e do combate à corrupção.

(Secom/TST. Foto: Fellipe Sampaio)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br
Inscrição no Canal Youtube do TST